Liga de sustentabilidade completa três anos
O projeto Brazilian Sustainable Fashion League (BSFL) ou simplesmente Liga de Sustentabilidade, foi criado em 2020 pelo Texbrasil com o intuito de trabalhar o mindset das empresas participantes e de trocar experiências entre elas para uma produção mais sustentável. A Liga busca colocar em prática, por meio de encontros com especialistas e convidados internacionais, a sustentabilidade em assuntos de interesse comum ao grupo.
Essa iniciativa do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – gerou duas turmas de empresas que continuam empenhadas. Sendo assim, a Liga de Sustentabilidade se reunirá periodicamente a fim de preservar a troca de conhecimentos e experiências que contribuem para o amadurecimento das empresas. “A Liga oferece diversos benefícios, como mentoria, imersão, promoção de imagem e ações de impacto que podem ser colocadas em prática rapidamente pelos participantes”, explica Lilian Kaddissi, Superintendente Executiva de Projetos Estratégicos da Abit.
As empresas que passaram pela formação do BSFL até então foram: Capricórnio, Cedro, Santista Têxtil, Vicunha, ITM Têxtil, Textilfio, Contextura, Marie Mercié, Dellas Thork, Grupo Gatomia, Grupo Kyly, Timirim, Digitale Têxtil, Sling e Lunelli. Além da agenda de encontros em grupo, a formação promove 16 horas de atendimentos individuais personalizados, conduzidos pela consultoria contratada, que auxiliam na melhoria da comunicação e da prática de sustentabilidade interna e externa, na elaboração de estratégias de vendas, ESG, greenwashing, economia circular, entre outros, além de trabalhar o posicionamento internacional sólido quanto a uma atuação sustentável.
“Participar da primeira turma da Brazilian Sustainable Fashion League foi muito gratificante. O ponto principal foi o trabalho personalizado, funcionando como um raio X em nossa empresa, ajudando a identificar pontos fortes, oportunidades de melhoria e caminhos a seguir”, comenta Rodolfo Conti, gerente comercial da Textfil. “A sustentabilidade não é mais uma escolha, é uma necessidade. Parabéns ao Texbrasil pela iniciativa”, conclui.
As pautas tratadas no projeto são baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e trazem questões como a proteção do meio ambiente e a redução do uso de recursos naturais. Gabryella Mendonça, da Capricónio Têxtil, mostra que se encantou com a área e hoje é supervisora de sustentabilidade da empresa. Segundo a profissional, há um desafio de se fazer moda sustentável, pois ainda são poucas as pessoas que se preocupam a respeito da origem e do descarte das peças. Segundo a Gherzi, uma das mais importantes consultorias da indústria da moda, esse movimento de interesse sobre a origem dos produtos vem crescendo em todo mudo, mas rapidamente em mercados como Europa, Japão, e é um caminho sem volta para todos, principalmente para as empresas que serão cobradas pelos consumidores. “A sustentabilidade é feita por pessoas através de parcerias, e o curso traz muitas reflexões e inovações que estão ocorrendo no mundo todo em prol de um desenvolvimento sustentável da cadeia têxtil”, afirma Gabryella. “A BSFL nos despertou ações que estamos realizando atualmente nas plantas fabris e na conscientização dos nossos funcionários”, completa.
Entre as próximas pautas da Liga, estão a descarbonização da cadeia de valor da moda e a comunicação com enfoque nas práticas mais sustentáveis para produtos têxteis e de vestuário. E mais: em junho de 2023, está prevista a ida de um grupo de empresas a Copenhagen para participar do Global Fashion Summit e de encontros com possíveis parceiros que oferecem soluções em práticas sustentáveis.
Para participar da Liga, entre em contato. Clique aqui para mais informações.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 21 anos, já auxiliou cerca de 1800 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
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