Liga de Sustentabilidade: moda brasileira como referência em práticas responsáveis

17/03/2023

O projeto The Brazilian Sustainable Fashion League – BSFL reúne empresas empenhadas em revisitar suas práticas de produção e gestão com intuito de reduzirem seus impactos ambientais. Com isso, elas atendem a pautas globais urgentes baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), como a redução no uso de recursos naturais e a proteção do meio ambiente e do clima.

Criada em 2020 pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a  BSFL também tem como objetivo trabalhar o mindset de trabalho em grupo para que a Liga seja referência às demais empresas. Assim, além de estimular as práticas de sustentabilidade, também posiciona o setor têxtil brasileiro internacionalmente com uma narrativa coletiva e sólida quanto à sua atuação nessa agenda.  

“A Liga de Sustentabilidade contribui para o amadurecimento individual e coletivo das empresas, para que a moda brasileira se torne mais sustentável e seja referência global em práticas sustentáveis”, explica Lilian Kaddissi, superintendente executiva de projetos estratégicos da Abit. 

As duas primeiras turmas de formação do projeto ocorreram entre 2020 e 2022 e, além do compartilhamento de conteúdo sobre a agenda de sustentabilidade nos encontros em grupo,  cada empresa também recebeu 16 horas de atendimentos individualizados, conduzidos pela consultoria contratada. Alguns dos temas abordados foram: ESG, Economia Circular, Mudanças Climáticas, Comunicação, Cadeias produtivas mais sustentáveis e Colaboração.

Ao todo, 15 empresas passaram pela formação da BSFL e integram a liga atualmente: Capricórnio, Cedro, Santista Têxtil, Vicunha, ITM Têxtil, Textilfio, ContexturaMarie Mercié, Dellas Thork, Grupo Gatomia, Grupo Kyly, Timirim, Digitale Têxtil, Sling e Lunelli. Como continuidade ao trabalho iniciado nestas empresas, esse ano a Liga de Sustentabilidade passará a se reunir em encontros periódicos, com o intuito de preservar a cultura da troca de conhecimentos e experiências.

Em 2023, serão trabalhados mais a fundo dois temas relevantes da agenda de sustentabilidade: a descarbonização da cadeia de valor da moda e a comunicação sobre práticas e atributos de sustentabilidade em produtos têxteis e de vestuário. Em junho, o Texbrasil também organizará a ida de um grupo de empresas a Copenhague para participarem do Global Fashion Summit, além de encontros com possíveis parceiros e fornecedores de soluções em práticas mais sustentáveis. 

Está previsto um encontro da Liga para o mês da Abril, com data a confirmar. Se sua empresa está no Texbrasil e deseja fazer parte da Liga, entre em contato com a área de Sustentabilidade através do email: luiza@abit.org.br .

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 21 anos, já auxiliou cerca de 1800 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

abit, apexbrasil, texbrasil