Ludmilla Heringer: Moda consciente enraizada na natureza
A World Sustainability Organization retorna ao centro das atenções durante a Milan Fashion Week com um desfile coletivo que reúne 13 marcas cuidadosamente selecionadas, prontas para apresentar suas novas coleções Primavera/Verão 2026.
O evento acontecerá na quinta-feira, 25 de setembro, às 17h, no Istituto dei Ciechi, em Milão — um local simbólico que sediará essa importante ocasião dedicada à moda sustentável.
O desfile será realizado sob a chancela da certificação Friend of the Earth, um programa internacional que estabelece rigorosos padrões de sustentabilidade para a indústria da moda. Essa certificação garante transparência e responsabilidade em toda a cadeia produtiva, promovendo práticas ambientalmente responsáveis. Por meio do Friend of the Earth, a WSO reafirma seu compromisso em guiar a indústria para um futuro mais consciente, em colaboração com marcas que compartilham os valores de sustentabilidade e inovação.
Uma das marcas em destaque na 4ª edição do “Beyond the Claim Sustainable Fashion Show” é a Ludimila.
A participação de Ludimila no evento conta com o apoio do Texbrasil — Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira —, resultado da parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A Ludimila Heringer é um label de slow fashion (moda consciente) que defende uma abordagem mais sustentável ao estilo, inspirando-se na força da natureza e na arte do trabalho artesanal. Utilizando tingimentos naturais e estampas botânicas criadas por meio de processos artesanais e livres de químicos, a marca desenvolve peças únicas que valorizam tanto a individualidade quanto o meio ambiente.
Os tecidos selecionados são certificados e projetados para se decompor rapidamente no solo, minimizando o impacto ambiental. A pesquisa da marca mergulha em recursos amazônicos como castanha-do-pará, andiroba, copaíba, pariri e urucum, além de explorar a flora de outras regiões do Brasil e do mundo.
A Ludimila também celebra técnicas artesanais tradicionais como crochê, macramê e bordado, combinando a precisão da alta-costura, silhuetas atemporais e têxteis premium para criar peças ricas em personalidade, beleza e longevidade.
A coleção conta com colaborações das marcas Brilho da Mata Joalheria e Coobay.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria da Moda e Têxtil Brasileira (Texbrasil) atua junto a empresas do setor têxtil e de confecção para desenvolver estratégias de inserção no mercado global. Em 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a ingressar no mercado exportador, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é fruto da parceria entre a Abit e a ApexBrasil.
Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou entrar em contato com o departamento de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das entidades mais relevantes entre os setores econômicos do país. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas de todos os portes, distribuídas em todo o Brasil, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geraram um faturamento conjunto de R$ 204 bilhões em 2024.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) trabalha para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia nacional.
Para alcançar seus objetivos, a ApexBrasil realiza diversas ações de promoção comercial destinadas a aumentar as exportações e a visibilidade do Brasil no mercado internacional, incluindo missões exploratórias e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, além da recepção de compradores e formadores de opinião estrangeiros.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos, visando desenvolver a competitividade das empresas brasileiras e do país como um todo.