Lupo divulga balanço do último trimestre de 2023 com aumento de 27,7% em receita líquida da marca Lupo Sport

04/04/2024
Crédito: divulgação/Lupo

A Lupo, empresa paulista participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), e marca referência no mercado têxtil brasileiro, divulgou o balanço do último trimestre de 2023 do Grupo, que compreende as marcas Lupo, Lupo Sport, Scala e TriFil. Com números expressivos, o relatório tem como destaques o desempenho da marca Lupo Sport com um aumento de 27,7% em receita líquida, na comparação com o mesmo período em 2022, e a geração de caixa livre de R$237,8 milhões, sendo R$175,1 milhões superior à no ano anterior.

A Lupo Sport tornou-se no primeiro trimestre do ano a segunda maior marca do Grupo em faturamento, atingindo R$247,2 milhões, o que corresponde a um crescimento de 10,5% em 2023, em comparação com 2022. Além disso, a marca ainda fechou o ano com um sell-in (venda que ocorre entre empresas, distribuidores e revendedores – Business to Business) de R$29,9 milhões, o que configura um aumento de 17,5% em relação ao ano passado.

“Apesar de 2023 ter sido um ano desafiador, consideramos a performance do Grupo Lupo positiva. Foi um período em que lidamos com uma atividade econômica arrefecida que colocou à prova nossa capacidade de adaptação, mas também foi um ano marcado por importantes conquistas. Adquirimos no início do ano a nova malharia, em Maracanaú (CE), que possibilitou a verticalização de parte do nosso processo produtivo e comemoramos o crescente sucesso da marca Lupo Sport, evidenciando sua excelente aceitação pelo mercado. Em termos de expansão, mantivemos nossa estratégia de conseguir continuar abrindo novas lojas mesmo com as adversidades no setor varejista. Todos esses fatores contribuíram para o fortalecimento e a consolidação no gosto e preferência dos brasileiros pelas nossas marcas do Grupo. Para este ano, seguimos otimistas e confiantes que nosso modelo de negócios se provará robusto e flexível para continuar rendendo bons resultados para geração de um crescimento sustentável, que é nosso objetivo principal”, comenta Liliana Aufiero, Diretora Presidente do Grupo Lupo.

A receita operacional líquida foi de R$1,5 bilhão, avançando em 1,5% em 2023 na comparação com o ano anterior. No quesito de lucro líquido ajustado, o Grupo atingiu R$189,3 milhões em 2023, com margem de 12,9%.

O Grupo Lupo expandiu em 2023 ainda mais sua presença no mercado, inaugurando 56 lojas durante o ano, atingindo assim o total de 996 lojas em sua rede. Essas estão divididas em 294 lojas Muito Lupo, 96 Trifil e com destaque para as franquias Lupo, que totalizaram 606 lojas em operação.

Quanto ao EBITDA ajustado, o Grupo Lupo alcançou em 2023 um total de R$226,6 milhões, com uma margem de 15,5%.

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do país. Ela representa a força

produtiva de 24,6 mil empresas instaladas por todo o território nacional, que empregam mais de 1,36 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 190,3 bilhões (dados de 2021). O Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro tem destaque no cenário mundial e é a quinta maior indústria têxtil do mundo.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1900 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br ou no telefone (11) 3823-6089.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.