Marca coletiva Vale da Seda integra o Texbrasil

18/05/2016

O Vale da Seda é uma região localizada a noroeste do Paraná, cortada pelo rio Pirapó e que envolve 29 municípios, de onde sai uma das melhores sedas do mundo. É também uma marca coletiva criada a partir de projeto homônimo, desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Maringá, com o objetivo de implantar uma plataforma de internacionalização de marcas paranaenses, por meio da criação de coleções conjuntas e da capacitação de empresários e designers. A marca passa a integrar o Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Com preços competitivos internacionalmente, os artigos casuais são produzidos sob os conceitos de origem e sustentabilidade que, segundo o Instituto Francês da Moda, são valores apreciados por consumidores de alto poder aquisitivo em todo o mundo. A garantia de que os artigos foram confeccionados na região é assegurada pelo conjunto de etiquetas composto por QR Code e por selo holográfico com numeração serial única para cada peça, que permite a certificação online. O aspecto da sustentabilidade é atendido pela informação, também presente nas etiquetas de cada peça, da pegada e do sequestro de carbono gerados a partir da produção de cada peça individualmente. Uma blusa de seda, por exemplo, gera uma pegada de carbono igual a 25 vezes o seu peso, enquanto as amoreiras necessárias para a sua produção geram um crédito de carbono superior a 700 vezes o seu peso.

Entre os planos de expansão está a introdução do Brasil na moderna Rota da Seda: “nos próximos dois anos deveremos participar de feiras nos maiores importadores mundiais de seda, que são Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Espanha, a fim de identificar novos representantes e clientes”, afirma João Berdú, diretor do Vale da Seda. Atualmente, China e Itália lideram as exportações mundiais de blusas femininas do tecido, cujo comércio gerou, só em 2015, um volume de negócios de cerca de USD 1 bilhão.

“O apoio do Texbrasil será fundamental na identificação de oportunidades que possam alavancar as nossas ações, bem como no diagnóstico de gargalos que possam retardar o processo”, adiciona João. Em setembro, o grupo levará blusas estampadas da fibra natural para a Who’s Next, tradicional feira parisiense voltada para a moda feminina, masculina e de acessórios de alto valor agregado.

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