Marca do grupo Gap faz sucesso mirando consumidora mais velha
A Athleta, marca feminina de moda fitness, começou em 1998 comercializando uma linha própria, focada em corrida, ciclismo, tênis, yoga, golf e natação, assim como produtos de marcas como Patagonia e Adidas. Em 2008, foi comprada pelo grupo Gap, sendo hoje uma das que mais cresce na holding, com expansão de 25% ao ano desde 2012 e aproximando-se a um faturamento anual de US$ 1 bilhão.
Diferentemente do que se observa no cenário do varejo tradicional norte-americano, a marca planeja abrir 15 lojas ainda este ano. A título de comparação, as marcas Gap e Banana Republic, sob o mesmo guarda-chuva, anunciaram recentemente o fechamento de 200 lojas.
Racked, ao falar sobre a marca, é categórico: enquanto outras marcas do grupo passaram “anos perseguindo tendências e millennials” a Athleta sempre manteve seu foco em seu consumidor “core”, especialmente em um cliente ignorado por grande parte do mercado: mulheres mais velhas.
Nancy Green, CEO da marca, diz: “para nós os millennials não são tudo o que importa, não estamos atrás deles. Nós inspiramos (nossas clientes) a continuarem vivendo uma vida plena, saudável, ativa e rica, sem importar seu típo físico ou sua idade”.
O negócio dá destaque a mulheres de meia idade em seus catálogos e escolhem embaixadoras de marca que não vestem necessariamente 36. Além de promover seu produto para esse público, a marca afirma que seu design também é voltado para ele. “Não é apenas uma diferença de gosto entre jovens e velhos, mas entendemos que o corpo muda na medida em que envelhecemos.”
Para manter o crescimento atual, a marca tem se aventurado em novas linhas: Athleta Girl, para um público mais jovem, Restore, especializada em loungewear, e em breve estreará no universo do denim.
Confira o vídeo da campanha Power of She: https://youtu.be/xC7tjpl_XSg
Fontes: Racked e Fortune
Inteligencia Competitiva