Marcas brasileiras participam das feiras Who’s Next e Bijorhca, em Paris
De 06 a 09 de setembro, a cidade de Paris recebe um grupo de 14 marcas brasileiras que mostram bossa e criatividade nas feiras Who’s Next e Bijorhca. Essa ação conta com o apoio do Fashion Label Brasil e do Texbrasil, programas de internacionalização da Abest e da Abit, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Participam da Who’s Next as marcas do Fashion Label Brasil (Augusta, Batiche, Cecília Prado, DOTZ, Flavia Aranha, Florita, Larissa Minatto, Lenny Niemeyer e Soleah) e do Texbrasil (Natural Cotton Color, Despi, Maria Pavan, Marie Mercié e Rio de Sol).
Pela primeira vez, a organização do evento destacou o tema sustentabilidade trazendo o IMPACT, um coletivo de marcas e designers de moda sustentáveis. Dentro dessa área haverá oficinas diárias e plataformas, como SloWeAre, Fashion Green Days e a Ulele. O primeiro reúne marcas conscientes, eventos sustentáveis, iniciativas positivas e conselhos práticos, enquanto o segundo é fórum que promove os princípios da economia circular para toda a indústria da moda. Já a Ulule é uma plataforma de financiamento coletivo, permitindo que projetos criativos, inovadores e sustentáveis levantem dinheiro, testem seus conceitos e criem uma comunidade.
A estilista Flavia Aranha, a frente de sua marca homônima, é referência em moda sustentável no Brasil e tem ganhado espaço no mercado internacional com suas técnicas de estamparia manual. “O mercado europeu está bem entusiasmado com esse tema. Acredito que a sustentabilidade precisa ser inerente ao design e ao produto, e que deve ser a matriz de qualquer empresa do futuro. Portanto, acho que essa fase de “moda sustentável” deve passar daqui há alguns anos de maneira a integrar o olhar do comprador para todas as suas escolhas e não apenas para um nicho”, opina Flavia.
“Participar da Who’s Next será uma oportunidade de entender melhor o mercado francês e europeu no geral, além de potencializar nossa internacionalização que começou ano passado com a abertura da loja na casa Pau Brasil”, comenta a estilista.
De acordo com Paulo Lourenço Bartholomei, presidente da ABEST, a cidade de Paris tem sido um lugar estratégico para posicionamento da moda brasileira no exterior. “O destaque do evento para o tema sustentabilidade nos revela uma excelente chance para mostrar tudo que o Brasil tem feito nesse sentido, aliando design às melhores práticas socioambientais”, conta.
Para Lilian Kaddissi, gerente executiva do Texbrasil, a delegação brasileira na feira representará bem o país. “Nosso time tem força e está levando produtos de alto valor agregado. Com certeza irá aproveitar ao máximo as oportunidades de negócios da plataforma Who’s Next, que é frequentada por ótimos compradores do mercado europeu”, comenta.
Já na Bijorhca, feira dedicada a bijuteria, joalheria, relojoaria e acessórios, as marcas do Gissa Bicalho e Lavish, do Fashion Label Brasil, apresentam suas coleções.
Sobre
o Fashion Label Brasil
O Fashion Label Brasil, Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de
Valor Agregado, foi criado em 2003 pela ABEST em parceria com a Apex-Brasil,
com a proposta de posicionar a imagem da moda brasileira no exterior,
valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta
com atividades estratégicas, além de ações especiais, para ampliar a penetração
em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre
o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira
(Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no
desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de
quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da
exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela
Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil).
Sobre
a ABEST
Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo
fortalecer e promover o design e a moda brasileira. A sua principal proposta é
auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e
garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o
estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os
segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos,
conta com mais de 120 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57
países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a
penetração em novos mercados do mundo e estreitar relações com os já
conquistados.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.
Sobre
a Apex-Brasil
A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas
brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de
investimentos estrangeiros diretos. A Agência apoia, atualmente, mais de
15 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam
para mais de 230 mercados. Em parceria com entidades setoriais, organiza ações
de promoção comercial, como missões prospetivas e comerciais, apoio à
participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas
de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a
estrutura produtiva brasileira.