Marcas brasileiras participam de evento em loja-conceito chinesa

05/05/2015

Com uma semana de moda cada vez mais consolidada, uma metrópole como Shanghai precisa de showrooms à altura do evento, que tenham o poder de atrair jornalistas e buyers para além das passarelas. Diversos showrooms internacionais já operam fora da cidade e desembarcam na fashion week em formatos de pop-up store. Alguns, porém, já perceberam a oportunidade e se instalaram permanentemente no maior centro comercial chinês. Segundo um artigo do Business of Fashion, enquanto há players operando em pequena escala e vendendo apenas marcas chinesas, há também quem esteja apostando em diferentes tipos de nichos de mercado e atendendo grifes internacionais.

Pensando nisso, o Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), se uniu à Alter, uma das mais promissoras lojas-conceito chinesas, para o Alter Showroom, evento que selecionou 30 marcas globais para exporem seus produtos de 7 a 15 de abril. Gabrielab, Pat Bo, Lucas Nascimento e T. Arrigoni foram as marcas brasileiras que participaram.

Fundado em 2010 por Sonja Long Xiao, o Alter conquistou reconhecimento internacional como uma das concept-stores mais bem sucedidas da China e em 2012 recebeu o Prêmio WGSN Global Fashion como melhor nova loja. O Alter Showroom foi lançado neste ano e conta com serviços como gestão de marca, venda, varejo, visual merchandising, marketing e posicionamento em um espaço de 1200m² localizado no bairro Huangpu District. Além de ter convidado compradores, diretores e investidores de diferentes cidades, o Alter organizou um press day que atraiu importantes revistas, celebridades e canais de televisão. Atualmente, o evento é um dos parceiros oficiais da semana de moda de Shanghai.

Gabriela Braga, da Gabrielab, esteve lá a convite da própria Sonja, que a descobriu durante uma visita a São Paulo. “Participar deste showroom foi importante para perceber as demandas de um público bem diferente do nacional, que até tem uma melhor aceitação da malharia para ser usada no verão, mas que também pode preferir peças mais monocromáticas”, relata a estilista, conhecida por suas peças multicoloridas. “No final, o saldo foi positivo, o showroom estava cheio de bons compradores interessados em conhecer todas as marcas que estavam expondo”, conclui.

A próxima edição do Alter Showroom ocorre em paralelo com a edição inverno 2016 da Shanghai Fashion Week, em outubro. O Texbrasil continuará participando do evento, sempre buscando associar a moda brasileira a produtos e coleções de alto valor agregando para elevar o posicionamento nacional no mercado asiático.

Alter, Alter Showroom, Gabrielab, Lucas Magalhaes, Pat Bo, T. Arrigoni