Marcas brasileiras realizam mais de USD 7 milhões em vendas na Colombiatex 2022

08/03/2022
Estande do Brasil na Colombiatex 2022

A Colombiatex 2022 retornou ao seu formato original com a edição física em janeiro, e a delegação brasileira compareceu em peso ao evento, com apoio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Durante três dias, 22 empresas brasileiras do setor têxtil e de insumos exibiram suas novidades no maior evento do setor na América Latina. Ao longo da feira, as marcas fecharam negócios que somam USD 7.175.000,00, além de prospectar mais USD 63.470.000,00 para os próximos 12 meses.

As empresas participantes foram Berlan, Brand Textil, Canatiba, Cataguases, Cedro Textil, Coltex, Covolan, Dalila Textil, Diklatex, Kalimo, Linhas Trichê, Paranatex, Salotex, Sancris, Santaconstancia, Santana Textiles, Santanense, Santista Textil, SMS Metais, SPA Textil, Textil J. Serrano e Vicunha Textil.

A Brand Textil participou pela primeira vez do evento e saiu satisfeita com os resultados. Segundo Bruna Vianna, da área de planejamento de estilo da marca, eles atenderam mais de 300 clientes. “Nós achamos a feira muito movimentada e com ótimas oportunidades de negócio. Nosso produto agradou muito o mercado internacional e temos interesse em participar de outras edições”, comenta. Ainda de acordo com Bruna, além da presença colombiana, a marca recebeu compradores da República Dominicana, Venezuela, Equador e Estados Unidos.

Rafael Madureira, export sales da Kalimo, também exaltou os visitantes, destacou a presença de empresas do segmento fitness e praia, e ainda destacou o retorno ao formato presencial como essencial para estreitar as relações internacionais. “Percebemos que no âmbito geral todos estavam sentindo falta de feiras presenciais. Nos dias do evento recebemos um alto fluxo de visitantes em nosso estande”, complementa.

O Texbrasil também contou com um estande próprio no evento, com informações sobre as marcas. Quem passou pela entrada da Plaza Mayor, em Medellín, logo viu o espaço Brasil e pôde conferir amostras de tecidos dos expositores.

Segundo Lilian Kaddissi, gerente executiva do Texbrasil, o saldo da Colombiatex 2022 foi positivo. “É importante para as empresas ter contato direto com compradores e o retorno à Colombiatex trouxe muitas oportunidades para as participantes do Texbrasil. Nossas marcas ainda foram destaque na Rota de Sustentabilidade e mostraram como estão desenvolvendo o tema em suas operações”, conclui Lilian.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Colombiatex, colombiatex 2022, Denim, marcas brasileiras, Têxtil