Marcas brasileiras rumo à semana de moda praia norte-americana
No mês de julho, grandes marcas brasileiras desembarcam em Miami para participar das feiras do segmento beachwear: Cabana (14 a 16) e SwimShow (14 a 17). O grupo de 24 marcas recebe apoio dos programas de exportação de moda brasileira Fashion Label Brasil, da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), e Texbrasil, da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), ambos realizados em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Para a Cabana, as marcas Adriana Degreas, Água de Coco by Liana Thomaz, Clube Bossa, Haight, Lapima, Lenny Niemeyer, Nannacay, Parioca, PatBo, Salinas, Sinesia Karol, TM, Vix Swimwear e Waiwai mostram todo o frescor de suas coleções aos compradores e a imprensa internacional.
Já as marcas Amir Slama, Dalai Beachwear, Despi, Karla Vivan Beach Brazil, Feriado Nacional, Guria, Larissa Minatto, MOS Beachwear, SHORTS.co e Sol e Energia participam da SwimShow, a maior feira de moda praia dos Estados Unidos.
A semana de moda praia norte-americana é uma ótima oportunidade para as empresas brasileiras fecharem negócios. Isto porque os Estados Unidos são o principal destino das exportações de moda praia do Brasil. No ano de 2017 o montante levantado com exportações desse segmento chegou a USD 4,7 milhões, sendo que houve crescimento de 7,7% em relação às vendas do ano anterior.
“A moda praia brasileira está sempre em ascensão. De janeiro a maio de 2018, as exportações desse segmento representaram 40% das exportações do projeto Fashion Label Brasil. O crescimento em 2018 foi de 33,6% com relação ao mesmo período de 2017”, conta Paulo Lourenço Bartholomei, presidente da ABEST.
De acordo com o diretor executivo do Texbrasil, Rafael Cervone, a moda praia brasileira é um objeto de desejo para o público americano. “O nosso lifestyle agrega muito valor aos nossos biquínis e acessórios. Além disso, nossas marcas investem em modelagem única e nossas empresas têxteis desenvolvem tecidos tecnológicos e ambientalmente responsáveis. Acredito que as feiras têm muito potencial para as empresas realizarem os contatos certos e fecharem negócios”, finaliza.
Sobre o Fashion Label Brasil
O Fashion Label Brasil, Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, foi criado em 2003 pela ABEST em parceria com a Apex-Brasil, cuja proposta é posicionar a imagem da moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas, além de ações especiais, para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre a ABEST
Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. A sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 122 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do mundo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 45 bilhões.
Sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Agência apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 82 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, organiza ações de promoção comercial, como missões prospetivas e comerciais, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. A Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos, e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.
Cabana, Swimshow