Marcas brasileiras trazem compradores internacionais para carnaval carioca

07/03/2014

Esse carnaval não passou em branco para um grupo de compradores internacionais que acompanharam os dois dias de desfiles da Sapucaí, no Rio de Janeiro, a convite da Hering, 2Rios e Bia Brazil. As marcas, que são participantes do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira), participaram do Projeto Carnaval, idealizado e executado pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem como objetivo capitalizar a grande visibilidade do Carnaval brasileiro no mundo para atrair novos clientes e investidores estrangeiros ao Brasil, resultados em parcerias e negócios.

A 2Rios, marca de moda íntima, convidou um casal do Paraguai que distribui os produtos da empresa no país, além de compradores e lojistas de Miami. “Eles ficaram maravilhados com a ação, desde a atenção do hotel ao camarote, além, é claro do espetáculo na avenida. Alguns comentaram que ‘esse é um espetáculo que todos deveriam conhecer ao menos uma vez na vida’. Ficaram extremamente surpresos positivamente com a organização do evento”, comenta Matheus Fagundes, vice-presidente da empresa.

Segundo ele, a ação reflete diretamente no relacionamento estreitado com novos compradores possibilitando um aumento de exportações, “sem dúvidas o Projeto trouxe um resultado imediato muito superior ao esperado e a certeza de que resultará ainda mais a longo prazo”, conclui Matheus.

Outros aspectos do carnaval também foram considerados pela consultora da Hering, Cristiane Batista: “O Projeto Carnaval tem bastante relevância para a companhia e para os nossos clientes. Durante os desfiles, pudemos observar vários comportamentos na avenida que podem ser transpostos para o nosso dia a dia corporativo, entre eles, a vontade de fazer acontecer, o comprometimento de cada um dos membros com a evolução e a harmonia das alas e da escola como um todo, e o senso de responsabilidade coletivo”. A Hering levou ao Carnaval quatro compradores, sendo dois do Paraguai, um da Bolívia e outro do Chile. “Ficamos encantados com a organização do evento, com o preparo das equipes que nos atenderam e com todas as atenções brindadas ao grupo”, afirma.

A Bia Brazil também levou clientes para o Camarote da Apex-Brasil na Sapucaí. Foram seis compradores no total, vindos do México, Panamá e Chile. “Todos eles gostaram muito, nunca tinham visto, nem tinham ideia do que era um carnaval no Brasil”, declara  Beatriz Dockhorn, presidente da empresa. Para ela, a aproximação com os clientes é o grande diferencial. ”Hoje existe no mundo inteiro fábricas de vários segmentos. A relação próxima ao cliente é o que nos diferencia das demais. Acredito que o Projeto Carnaval deve trazer cada vez mais compradores”, aposta.

A marca fechou durante as reuniões dois acordos para abrir a primeira franquia da marca no México e no Chile. “A primeira loja será aberta na Cidade do México, onde fizemos no final do ano passado uma promoção na rede de departamentos Palacio de Hierro que elevou as nossas exportações para o pais em 40%”, disse Beatriz. A distribuidora mexicana Rebeca Andrade já representa a Bia Brazil no México há oito anos e está animada com a abertura da franquia. “A franquia vai posicionar melhor a marca e aumentar as vendas já a partir de 2014, acredito que vamos vender uns 30% a mais já no primeiro ano com uma única loja e depois, abriremos em outras cidades “, estima Rebeca.

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