Marcas de moda praia e casual fecham USD 863 mil em negócios internacionais durante o Veste Rio
O Veste Rio movimentou a moda carioca entre os dias 17 a 21 de outubro. Para conferir o evento e estimular os negócios internacionais das empresas expositoras, os Programas de internacionalização Texbrasil e Fashion Label Brasil —parcerias entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Abest (Associação Brasileira de Estilistas) com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – convidaram ao Brasil um grupo com cinco jornalistas e sete compradores internacionais.
Além de participar do salão de negócios, que ainda inclui outlet e desfiles, os convidados visitaram marcas cariocas dos segmentos de moda praia e casual, gerando vendas e iniciando contatos. As 13 empresas expositoras do Veste Rio participantes do Texbrasil e do Fashion Label Brasil declararam ter realizado durante o evento US$ 863 mil em vendas internacionais com uma expectativa de mais US$ 1,47 milhão para os próximos 12 meses.
Os compradores aproveitaram a oportunidade para iniciar negociações: “estou muito contente com as parcerias estabelecidas. Espero levar muitas marcas brasileiras para o mercado de luxo do Paraguai”, comentou Rangel Barreto, da loja Cell Shop, do Paraguai. A mexicana Raquel Juan Marcos, da loja Bloom, intensificou o conhecimento do mercado brasileiro. “Finalmente pude vir ao Brasil e adorei a oportunidade de conhecer novas marcas. Fiquei muito feliz com o resultado”, comentou.
O grupo incluiu ainda Masoud Arabian, da loja New York Look (EUA); Judy Briceño, da Casa Precis (Colômbia); Andrée-Aude Michaud, da Swim With Mo (França); Eduardo Daud, da Patrol (Paraguai); Maria Jose Pino Egusquiza, loja Patrol (Paraguai), e Maróa Fernanda Henández, da Priscila Lab (Colômbia). Já os jornalistas foram Klaus e Shamin Vogel, da revista alemã WeAr Magazine; Lee Carter, do site americano Hint; Silvanio Mariani, do Diario Concepción, do Chile; e Oscar Daniel Silveira, do uruguaio Crônicas.
O evento carioca é promovido pela Caderno Ela, do jornal O Globo, em parceria com a revista Vogue Brasil e apresentação do Senac-RJ.
Sobre o Fashion Label Brasil
Fashion Label Brasil é o Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, da Associação Brasileira de Estilistas, criado há mais de 10 anos em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Sua proposta é posicionar a moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas e de promoção comercial para os diversos segmentos da moda brasileira, auxiliando-os na ampliação de sua atuação no mercado internacional.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Sobre a ABEST
Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. Sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com mais de 120 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.