Marcas do BtoBe participam de salão do Not Just a Label

08/05/2015

De 15 a 18 de maio, a cidade de Vicenza, ao norte da Itália, recebe o Origin – Passion and Beliefs (OPB), projeto idealizado pelo portal de moda e e-commerce Not Just a Label em parceria com a Fiera Di Vicenza, tradicional salão comercial de joias e ouro. Com a intenção de realizar um evento de moda inovador e integrar o talento de novos estilistas com a experiência de manufaturas italianas, o portal selecionou 100 designers entre 18.000 participantes para exporem suas peças no salão. O Brasil será representado pela estilista gaúcha Helen Rödel, participante do Programa Texbraisl, e famosa por seu trabalho artesanal e sustentável com tricot. O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), também terá um corner especial no salão e apresentará institucionalmente o Projeto BtoBe, incubadora de jovens talentos.

Entre os diversos fatores que levaram o NJAL a repensar os atuais moldes de divulgação de coleções, destacam-se o fechamento de mais 500 empresas têxteis italianas só em 2014, a queda de 13% na venda de produtos têxteis em cinco anos e a necessidade de discutir o modo como as pessoas consomem moda atualmente. A escolha de Vicenza para sediar o salão não foi à toa: a cidade é o berço da produção manufatureira italiana e milhares de artesãos, empresários e famílias se instalaram no local nos últimos 70 anos para fabricarem seus produtos, que vão desde vestuário e couro até joias e impressão 3D. “O Made in Italy é sinônimo de qualidade e luxo. Eu acredito que é nossa responsabilidade estimular nossa economia dando apoio para a nova geração de estilistas que vem por aí”, diz Matteo Marzotto, presidente da Fiera di Vicenza.

Ao longo de três dias, esta colaboração entre designers, artesãos e buyers pode ser um embrião de uma nova indústria da moda, voltada para o slow fashion e o consumo consciente. Para Stefan Siegel, fundador do Not Just a Label, a ideia é capacitar o artesanato e o empoderamento individual e combater o fast-fashion. “Queremos reunir novas marcas com os líderes mais notáveis da indústria e, de acordo com fatores como viabilidade comercial, compromisso com técnicas manuais e sustentabilidade, selecionamos estilistas de mercados emergentes, como Brasil, Ucrânia, Sérvia, Líbano e Lituânia para dividir o mesmo espaço com designers da Itália, Reino Unido, Estados Unidos Canadá, Japão e muito mais”, enfatiza. Estilistas de 36 países e 50 cidades diferentes estão confirmados. Veja a lista completa clicando aqui.

BtoBe, Helen Rödel, Not Just a Label