Marcas do Texbrasil criam look com tecido antiviral para o Sou de Algodão

10/12/2020
Look com tecido antiviral da Cedro para Sou de Algodão

O movimento brasileiro Sou de Algodão convidou as marcas Cedro Textil, Cataguases, Santista e Dalila Têxtil para criar um editorial com looks feitos de tecido antivoral de algodão. As empresas fazem parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

A Cedro se inspirou em um clássico para sua criação. Segundo o estilista da marca, Eduardo Paixão, o look faz referência ao Bar Suit, icônico conjunto de saia e jaqueta criado por Christian Dior em 1947. “Ele tem uma silhueta ‘ampulheta’, resgatando a feminilidade do século XIX. O que fiz, foi reinterpretar esse conceito, encurtando a saia e a transformando num peplum que vai sobre uma calça flare”, explica Paixão. 

O conjunto de blusa peplum e calça oferece uma roupagem moderna, “ideal para os dias de hoje”, comenta o estilista. O tecido utilizado foi o antiviral AM-V, com acabamento que inativa o coronavírus, com 99,8% de eficiência. 

Já o estilista Felipe Fenaia desenhou um look em parceria com a Cataguases. Seu objetivo foi criar peças amplas, confortáveis e que vestem todos os corpos. “Uni a proteção e camadas que dão sensação de segurança, no look com três camadas: a camisa de smoking, um paletó e a calça. É como se todos esses volumes deixassem a pessoa que veste o mais seguro possível”, explica. 

Para a Dalila Têxtil e o estilista J. Boggo, o intuito foi aliar arte e moda consciente. “Utilizei a técnica milenar do origami, que forma pregas e brinca com o suposto futuro para ressaltar o lado artístico e contemporâneo da peça”, comenta Boggo. 

Por fim, a Santista destacou o aspecto de proteção. Para isso, a estilista Luciana Amarante desenvolveu uma peça que aliasse proteção e conforto com moda, criando uma peça com personalidade e estilo. 

Sou de algodão

O movimento Sou de Algodão foi criado pela Associação brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com o intuito de conscientizar sobre o consumo e cultivo sustentável da cadeia produtiva da fibra. A iniciativa com as marcas foi uma forma de ampliar o conhecimento em relação aos tecidos antivirais, aliados a confecção de algodão. 

O Movimento também estimula o uso da fibra na indústria da moda e promove o consumo consciente, incentiva a profissionalização e valoriza trabalhos estudantis. Por isso, o editorial é resultado do trabalho de conclusão de curso de um grupo de alunos de Multimídia, do colégio Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

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