Marcas sustentáveis do Brasil expõem em Milão para compradores e público geral
Quatro marcas brasileiras estão representando a moda sustentável do Brasil em dois pontos em Milão, na Itália, e ficarão nesses lugares por seis meses, de 20 de fevereiro até 20 de julho. O primeiro lugar é um showroom dedicado exclusivamente para compradores que são atendidos com hora marcada e onde as vendas são realizadas por atacado. Já o segundo espaço, chamado de Friends of the Earth, é uma “loja vitrine” para o público em geral fazer experimentação. Ou seja, não são feitas vendas, mas os visitantes podem conhecer, tocar e até experimentar as roupas e, se gostarem, são orientados a comprar via internet. Portanto, quem estiver em Milão neste período poderá visitar a Friends of the Earth e conhecer as coleções sustentáveis da Tróppica, Celeste, DEMODÊ e Natural Cotton Color, na Galleria Passarella 1, M1 San Babila, Milano.
O espaço de exposição das marcas para o público geral ocupa a futura flagship store, com vendas, da WSO – World Sustentability Organization, emissora da certificação que reúne importantes nomes de moda ética e sustentável. A iniciativa de apoiar tanto o showroom quanto o espaço de exposição de marcas sustentáveis em Milão só foi possível graças ao apoio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). “Tem sido uma experiência gratificante ter este apoio pra poder levar nosso produto para Europa e alcançar novos mercados”, comemora Maria Zeferina, ecodesigner e CEO da DEMODÊ.
“O objetivo é que se teste a aceitação do público às novas coleções em tempo real e como as marcas estão performando mediante a este primeiro contato. Este modelo de apresentação já é bastante utilizado na Europa, pois garante ajustes e melhorias às marcas e às suas peças, se necessárias, antes de iniciar uma produção maior”, detalha Lilian Kaddissi, Superintendente Executiva de Projetos Estratégicos da Abit. Isso mostra a preocupação e o respeito das empresas participantes com o público e o planeta, priorizando o uso consciente de matérias-primas. O apoio às marcas também incluirá ao final, em julho, uma participação na Pure London, de 16 a 18 de julho num estande Coletivo da Friends of the Earth.
A sustentabilidade é um dos pilares das marcas que participam do evento. “Estamos sempre em busca e conscientes em trazer uma moda praia mais sustentável para o mundo”, diz Juliana Spirandelli, diretora criativa da Celeste. “Está sendo uma experiência fantástica e fundamental para auxiliar no nosso processo de desenvolvimento e na prospecção da nossa marca no mercado internacional”, complementa. Sabrina Freire Silva, idealizadora da Trópicca, comemora ser uma super oportunidade ter o apoio para o evento, para viabilizar a participação e adquirir conhecimento de novos tipos de negócios.
Para participar do evento, existe um processo de certificação feito pela World Sustainability Organization (WSO), chamado Friend of the Earth. A comprovação é reconhecida em mais de 50 países para produtos que sejam totalmente sustentáveis. A Cotton Color, participante do evento, já possui a certificação desde 2022 e integra o time apoiado pelo Texbrasil.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 21 anos, já auxiliou cerca de 1800 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Foto: Friend of the Earth
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