Maria Pavan é uma das empresas ganhadoras do Prêmio Exportação RS
A marca gaúcha Maria Pavan foi uma das vencedoras do prêmio Exportação RS 2018. A empresa participante do Texbrasil, (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — ganhou a 46º edição da premiação na categoria Pequeno Desbravador Internacional.
O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por líderes das 18 instituições que apoiam o cenário exportador gaúcho, entre essas a Apex-Brasil. Ao todo, 56 empresas do Rio Grande do Sul foram condecoradas em dois tipos de categorias: qualitativas e quantitativas. A primeira, com base em dados de exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), já a segunda, grupo no qual a Maria Pavan se encontra, definida a partir de indicações das instituições que apoiam o conselho do Prêmio.
Para Letícia Pavan, uma das proprietárias da marca de vestuário, foi uma grande surpresa ganhar o prêmio. “Foi um marco para a Maria Pavan. Nós estamos há apenas três anos na trilha da internacionalização, e tem sido uma trajetória muito rica e cheia de conquistas. Ganhar o Exportação RS junto a empresas exportadoras de grande porte é muito significativo”, comenta.
A marca traçou uma estratégia de internacionalização voltada para o mercado europeu e vem colhendo frutos. Já participou de feiras como a Who’s Next e Tranoi, em Paris, e está atualmente em um showroom na Inglaterra.
“Tenho certeza que as ações que fazemos no exterior contribuíram para esse reconhecimento”, conta Letícia. E acrescenta falando sobre os próximos passos da marca: “nós participamos recentemente da Coterie e nosso produto foi muito bem aceito. Nossa estratégia agora é investir ainda mais no mercado norte-americano”.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).