Mentoria de Produto garante competitividade à Balancê Brasil

18/03/2024

A Mentoria de Produto do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), resultado da parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), surgiu com o intuito de melhorar a atuação das empresas do setor têxtil e de confecção em um mercado dinâmico. “A Mentoria é uma ferramenta que proporciona um ganho de conhecimento acelerado e ajuda a evolução das empresas em seu grau de maturidade”, diz Lilian Kaddissi, superintendente-executiva de projetos estratégicos da Abit.

As empresas que contratam a capacitação contam com a orientação de um consultor especializado no segmento, o que ajuda a repensar diversos pilares fundamentais do empreendimento. Marina Ignacchitti, diretora criativa da Balancê Brasil, aderiu ao programa e viu várias possibilidades de melhoria nos processos de sua marca, e ainda terminou em tempo recorde a Mentoria: finalizou o processo em apenas um mês, em vez de quatro, como normalmente é a média de tempo das demais empresas.

“Os programas de mentoria podem desbloquear o potencial de crescimento quando há um alinhamento e o comprometimento dos participantes. É preciso estar aberto às mudanças para esse processo, concentrar esforços e implementar os feedbacks recebidos para ter um melhor aproveitamento da mentoria”, analisa a empresária. “A dedicação intensiva de tempo irá beneficiar a Balancê Brasil em termos de desenvolvimento de produto e inovação.”

Sob orientação da consultora Geni Ribeiro, Maria obteve percepções únicas sobre desenvolvimento de produto, estratégias de mercado, sustentabilidade e tendências futuras, “que são elementos essenciais para qualquer profissional que deseje se destacar no setor”, afirma. Para ela, a Mentoria reverbera na estratégia da empresa, na cultura e na visão de futuro das marcas.

“A inovação é, muitas vezes, um processo desafiador que exige sair da zona de conforto, questionar o status quo e arriscar-se em novas direções. Espero que a Balancê possa servir de inspiração para outras empresas que buscam maximizar o valor de programas semelhantes”, finaliza a diretora.

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 24,6 mil empresas instaladas por todo o território nacional, que empregam mais de 1,36 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 190,3 bilhões (dados de 2021). O Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro tem destaque no cenário mundial e é a quinta maior indústria têxtil do mundo.

 

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1900 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br ou no telefone (11) 3823-6089.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

balance brasil, mentoria de produto