MG recebe evento de promoção à competitividade e internacionalização

16/09/2014

A cidade de Divinópolis, em Minas Gerais, é considerada o maior polo confeccionista do Estado em número de empresas, pessoal ocupado e produção. Com 668 empresas de vestuário registradas formalmente e 4600 trabalhadores, a região foi palco da segunda edição do “Circuito Abit/Texbrasil Competitividade e Internacionalização”.  O evento aconteceu no dia 11 de setembro, na sede da FIEMG do município e contou com palestras que apresentaram informações estratégicas para empreendedores da região, como relações de trabalho e procedimentos para a entrada no mercado global, além de um panorama sobre a indústria têxtil e de confecção.

O Brasil é o quinto maior parque industrial têxtil do mundo, quarto em vestuário e, é o único país das Américas a manter toda a cadeia ativa. “Hoje, o investimento total com equipamentos e maquinário é de R$ 215 bilhões”, disse Fernando Valente Pimentel, diretor superintendente da Abit, em sua exposição.  Ele ainda ressaltou a importância econômica da indústria têxtil e de confecção.  “O varejo de vestuário brasileiro só está atrás da produção de comida embalada. Além de ser um dos maiores do planeta. Infelizmente, não nos beneficiamos com isso. Porque esse mercado é ocupado em grande parte pelos importadores”, destacou. O executivo ainda mostrou dados sobre a produtividade da indústria da moda brasileira e sobre o trabalho da Abit em prol do fortalecimento do setor.


Oportunidade para novas ideias

O cenário adverso pode ser um momento oportuno para inovações dentro das empresas, desde pequenas até as de grande porte.  “A globalização da marca ajuda a mudar o cotidiano, traz novas ideias e se encaixa como uma alternativa que faz com que a mudança necessária dentro do empreendimento ocorra”, afirma Lilian Kaddissi, gerente executiva do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil. Com aproximadamente 300 grifes dentro do rol do Programa e 40 somente de Minas Gerais, como Feriado Nacional e Verde Limão, o Texbrasil capacita e traz informações estratégicas sobre exportação às companhias participantes.

Atualmente, o Programa realiza ações em países como Estados Unidos, Colômbia, Peru, Argentina, Inglaterra, França, China, Austrália e Emirados Árabes. Em seu painel, Lilian mostrou as soluções para diversos perfis de marcas e explanou alguns dos planos futuros. “Nos próximos dois anos queremos intensificar ações estratégicas na China”, destacou.

Mudanças nas relações trabalhistas

Diversas propostas para a modernização da legislação trabalhista do Brasil foram apresentadas durante a apresentação de Pablo Rolim Carneiro, especialista em relações trabalhistas da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  “Temos documentos fundamentados em estudos que mostram que as leis que regem a forma de regulamentação de mão de obra devem mudar. Alguns dos tópicos defendidos são: valorização das negociações coletivas, reconhecimento de diferentes formas de produção. São medidas que culminam em uma maior competitividade para as indústrias”, disse.

Ainda durante o painel, o advogado defendeu a terceirização do trabalho como uma pauta necessária para a melhoria das condições das indústrias. “Isto não se trata de uma precarização do trabalho, mas de ganho de produtividade e formação de cadeia produtiva com especialização, pois não há subordinação de empregados para a empresa contratante do serviço”.  Outra medida comentada foi a NR 12, norma do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que diz respeito à segurança em ambientes com maquinário.  Segundo Carneiro, o ajuste de todo o parque industrial brasileiro aos requisitos da exigência pode custar até R$ 4 bilhões.  “Isso causaria um alto impacto financeiro às fábricas com a compra de novas máquinas e adaptação de antigas e se trata de uma regra mais rígida do que a que é adotada pela Europa”, alertou.

O próximo “Circuito Abit/Texbrasil Competitividade e Internacionalização” acontece no dia 02 de outubro, em Blumenau (SC).  Os interessados em levar o evento à suas cidades, podem entrar em contato com a área de Relacionamento da Entidade para agendar uma data. O contato é Liberta Tumkus pelo telefone (11) 3823-6154 ou pelo e-mail libby@abit.org.br.

G1

 Importação de produtos asiáticos preocupa empresários em Divinópolis

Diário do Comércio

Polo de confecções de Divinópolis prevê crescimento neste semestre

Hoje em Dia

Baixa demanda derruba setor têxtil

Jornal Agora

Confecção: invasão asiática é foco de seminário

abit, Apex-Brasil, Circuito Texbrasil, Divinópolis, texbrasil