Minas Trend: evento aposta em novas marcas e empresas do Texbrasil realizam USD 262 mil em negócios
Entre os dias 29 de outubro e primeiro de novembro, a cidade de Belo Horizonte sediou a 23a edição do Minas Trend. Nove marcas do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) — participaram do evento e realizaram vendas no valor de USD 262 mil. As expectativas de negócios para os próximos 12 meses são USD 704 mil.
T. Arrigoni, Fabiana Milazzo, Victor Dzenk, Manzan, Thays Temponi, Liziane Richter, Juliana Sanmartin, Patricia Motta e Maria Pavan são as marcas do Programa que receberam os compradores internacionaisAyal Robert Zaum (Pistache, Israel), Valentina Danaila (Per Lei Couture, Qatar), Vanessa Whitley (The Whitley Boutique, Inglaterra), Leonor Cypriano (Senato 13 Showroom, Itália) e Luciano Emerick de Andrade (Emerick, Alemanha). O grupo internacional também era formado pelo jornalistas Anderson Zapata (El País, Colômbia), Pablo Uribe Ruan (El Nuevo Siglo, Colômbia) e Matias Nicolas (Revista Vos, Paraguai).
Para o dono da loja alemã Emerick, Luciano Emerick de Andrade, o evento vale muito o investimento: “acho o evento maravilhoso. Há uma diversidade muito grande de roupas, bijuterias e calçados e este ano foi muito rico neste sentido”, conta.
A edição de inverno do Minas Trend apresentou coleções de 191 marcas de vestuário, bolsas, calçados, bijuterias e joias durante os quatro dias de evento. De acordo com a FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais –, a instituição organizadora, cerca de 15 mil pessoas visitaram o evento, incluindo 3,7 mil compradores.
Na passarela
A diversidade também foi um dos fios condutores da temática desta edição do evento, desenvolvida pelo diretor criativo, o estilista Ronaldo Fraga. Durante entrevista coletiva, Ronaldo explicou que sua estratégia foi valorizar os novos designers mineiros e “oxigenar o salão de negócios”. Para ele, o autoral está no DNA não só da moda mineira como da brasileira: “por aqui o fast e o slow fashion caminham juntos. Mas acredito de verdade que o coração da nossa moda é feito à mão e em pequena escala”, explica.
Por isso, o desfile de abertura, no dia 28 de outubro, apresentou as marcas autorais Lucas Magalhães (participante do Texbrasil), Anne Est Folle, Box 19, Camila Akemi, Candê, Diwo, Fe-Lis, Heleve, Jardin, Jessica Andrade, LED, Libertees, Meniax, Miêtta, Moda Moon, Nouveau Jour, NotEqual, Nuu Shoes, Tatiana Marques, Virgilio Couture e Virgínia Barros.
Já no dia 29, a passarela apresentou novidades das marcas Alagoas, Victor Dzenk e TrendBijoux by Sindjoias. No dia 30, foi a vez de Patricia Motta, Denise Valadares, Chris Gontijo e Manzan desfilarem suas coleções de inverno. O jornalista paraguaio Matias Nicolas, da revista Vos, ficou impressionado com a diversidade: “realmente vi muitas marcas apostando em produções responsáveis e no feito à mão, fazendo roupas sem gênero, criando coisas novas. Uma ótima surpresa”. E acrescenta: “a moda brasileira me encantou”.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
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