Missão de Inovação para os Estados Unidos reúne empresas brasileiras
De 11 a 15 de dezembro, empresas brasileiras do setor têxtil e de confecção participaram de uma Missão de Inovação para os Estados Unidos, que incluiu visitas a algumas das principais instituições de pesquisas e estudos da indústria 4.0 nas cidades de Boston, Raleigh e Atlanta.
A ação contou com representantes da Altenburg, Audaces, Coteminas, Elastan, Generalle, Irmãos Perfeito, ITM Têxtil, Karsten, Lakeland, Malwee, Paramount, RVB Malhas, Soutex, Texion e Villa Têxtil, e foi realizada pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), fruto de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Para Rodrigo Cabral, Diretor de Vendas da Audaces, identificar tendências futuras, como nanotecnologia, wearables e new era textiles foi estrategicamente importante na missão. “Apesar de termos viajado muito, para três cidades diferentes, todos os assuntos foram pertinentes, balanceando têxtil e confecção”, contou. Segundo ele, o relacionamento estabelecido com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), o College of Textiles da Universidade do Estado da Carolina do Norte e a empresa de escaneamento 3D de corpo TC2 foram os pontos altos da viagem.
Já o Diretor Vice Presidente da Coteminas, Pedro Bastos, afirmou que a missão foi muito estimulante: “penso que as visitas, palestras e contatos foram muito bem selecionados pela Abit/Texbrasil, aprendi muitas coisas com eles e também com os colegas, que por constituírem um grupo heterogêneo – com confecções, fabricantes de equipamentos, malharias, empresas integradas – permitiram uma diversidade de visão a respeito do que era apresentado”, disse.
A missão também superou as expectativas do Vice Presidente na América Latina da Lakeland, Eduardo Tavarez. “As visitas ao Ministry of Supply, TC2 Labs e Softwear Automation foram muito proveitosas e interessantes para analisarmos nossa própria competitividade e futuro”, revelou. Além disso, ele contou que os contatos feitos durante a missão também abrirão portas para futuras parcerias e desenvolvimentos.
abit, Apex-Brasil, Missão de Inovação, texbrasil