Moda brasileira baterá recorde de marcas participantes na Coterie/Magic em New York

13/09/2023

54 marcas de moda buscam alcançar o maior volume de negócios do Brasil nestas feiras

A Coterie New York, uma das maiores feiras de moda feminina e de assessórios dos Estados Unidos, receberá 42 marcas brasileiras, e a Magic NY, evento de moda com pegada mais comercial que ocorre no mesmo local, acolherá mais 12 marcas. Trata-se do maior grupo composto por empresas de vestuário, calçados e acessórios a participar simultaneamente dos dois eventos, a ser realizado no Centro de Convenções Jacob K. Javits, de 19 a 21 de setembro. As marcas estão recebendo apoio através de convênios setoriais com ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), dentre outras.

Convênios em parceria com ApexBrasil

Texbrasil, programa de internacionalização da indústria têxtil e de moda brasileira, executado pela Abit, está levando o maior número de marcas para a Coterie (32 empresas).

Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações de calçados brasileiros, executado pela Abicalçados, levando 12 marcas para a Magic.

Algumas empresas também participam por meio de outros projetos setoriais como o  Fashion Label Brasil, da Abest (Associação Brasileira dos Estilistas), e Precious Brazil, do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos).

Convênio com Sebrae

Outra parte do grupo (10 marcas) está sendo apoiada pelo Programa Vista Brasil, parceria entre a Abit e o Sebrae visando desenvolver as empresas do segmento de moda, já que elas representam, em quantidade, mais de 90% da cadeia têxtil no Brasil.

Coterie atrai cada vez mais marcas de moda do Brasil

Reunindo o maior número de marcas, a Coterie sempre apresentou resultados positivos para as empresas, razão pela qual vem crescendo o número de participantes e de negócios gerados. A edição da Coterie, realizada em 2022, resultou em US$ 1,7 milhão de negócios gerados durante os três dias e US$ 4,8 milhões projetados para 12 meses. 

No comparativo dos últimos cinco anos, entre 2018 até hoje, 2022 registrou o maior volume de negócios fechados durante a realização da segunda edição anual da Coterie, quando o Brasil também contabilizou maior número de contatos realizados do que em todos os anos anteriores da série histórica, com ressalva aos impactos da pandemia de 2020, quando essa edição da feira foi realizada virtualmente.

Neste ano, a expectativa no vestuário é de aumentar o volume de negócios em relação à edição de setembro de 2022. “O mercado americano é muito importante para as marcas de moda feminina e, como a Coterie acontece sempre depois da semana de moda de NY, quando a cidade ainda está fervilhando de compradores, influencers e jornalistas de moda, temos uma grande expectativa de negócios. Certamente, é um momento obrigatório para uma marca se projetar e aumentar suas exportações neste mercado” declara Lilian Kaddissi, Superintendente Executiva de Projetos da Abit.

Para a ApexBrasil, a participação dessas 54 marcas nas feiras de NY reflete a maturidade e a diversidade da indústria da moda. “Demonstra não apenas a força e a representatividade da moda brasileira no mercado internacional, mas também a sua pluralidade, visto que estamos apoiando marcas de diversos segmentos da moda, desde vestuário feminino, acessórios, joias e calçados. São marcas que apresentam atributos que buscamos cada vez mais ressaltar e valorizar, como o design criativo, inovação e a sustentabilidade”, pontua Mariele Christ, gestora dos projetos setoriais de moda da ApexBrasil. 

Com vocação de apoiar as pequenas e microempresas do Brasil, o Sebrae incentiva também essas empresas a ganharem o mercado internacional. “A internacionalização de qualquer empresa passa necessariamente pela melhoria da competitividade, e isso é o nosso objetivo. Ver essas empresas embarcando nesta jornada e exporem seus produtos numa das maiores feiras da moda, é um sentimento muito grande. Para elas é uma oportunidade de mostrar suas marcas, ampliar o seu alcance de consumidores e ser inserida em um terreno fértil para a inovação e crescimento tecnológico”. Adriana Menegaz, Gestora Nacional de Moda do Sebrae.

A Coterie New York conecta marcas e designers emergentes e estabelecidos com uma rede de elite de varejistas, influenciadores e mídia nacionais e internacionais. Seu destaque é ampliado por integrar showrooms e um espaço dedicado aos novos designers.

Já a Magic também se consolida como um dos principais eventos do mercado com foco em tendências femininas, roupas esportivas, calçados, acessórios e trajes infantis, influenciados pela modernidade e influências contemporâneas da moda. A feira é voltada a todos os públicos e perfis de compradores, como grandes lojas de departamento, varejistas on-line, butiques especializadas e players regionais. “Os Estados Unidos, apesar de diminuírem suas importações de calçados brasileiros em 2023, muito em função de uma queda interna de demanda e altos estoques, é o segundo principal mercado internacional para o setor calçadista brasileiro. Estar na Magic é fundamental para as marcas manterem e ampliarem o relacionamento com aquele mercado“, comenta Paola Pontin, analista de Promoção Comercial da Abicalçados.   

Comércio Brasil e Estados Unidos

Os Estados Unidos são o país na primeira posição dentre os maiores compradores de vestuário no mundo, tornando-se importante alvo para novos negócios. Em 2022, as importações desse segmento feitas pelos EUA alcançaram US$ 99,9 bilhões, indicando crescimento de 20% em relação ao ano de 2021. Os principais produtos importados são calças, jardineiras, bermudas, seguidos de suéteres, moda íntima e t-shirts. O Brasil ocupa a 52ª posição como fornecedor de vestuário para os EUA, com total de US$ 28 milhões exportados em 2022. A Ásia figura como principal fornecedor.

Contudo, o preço médio praticado pelos EUA nas importações de vestuário foi de US$ 17,83 por quilo, em 2022, sendo que o Brasil conseguiu vender por um preço médio de US$ 37,02 por quilo, por serem produtos de maior valor agregado, expostos em semana de moda e salões como Coterie e Magic.

No setor calçadista, os Estados Unidos são o segundo principal destino das exportações. Entre janeiro e julho, foram embarcados para lá 6,3 milhões de pares por US$ 136,32 milhões, quedas de 51,4% e de 34,6%, respectivamente, ante mesmo intervalo de 2022. 

Marcas na Coterie e Magic

APOIO TEXBRASIL – 32 empresas

 APOIO VISTA BRASIL – 10 empresas

APOIO ABICALÇADOS (12 marcas em 5 estandes)

SOBRE A ABIT

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades de classe dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 25,2 mil empresas instaladas por todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,5 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 48,3 bilhões.

SOBRE ABICALÇADOS

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados. Saiba mais: abicalcados.com.br

SOBRE O TEXBRASIL

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 21 anos, já auxiliou cerca de 1800 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

SOBRE O BRAZILIAN FOOTWEAR

O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Conheça: brazilianfootwear.com.br abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

SOBRE A APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasi. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br/

Saiba mais sobre as marcas que estarão na Coterie e na Magic: Baixe o catálogo aqui

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