Moda brasileira leva criatividade e inovação para o SXSW 2017

10/03/2017
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Créditos de imagem: Divulgação/Apex-Brasil

De 10 a 17 de março, as brasileiras 2Rios, Japonique e Puket participam de um dos maiores eventos de economia criativa e tecnologia do mundo, o South by Southwest (SXSW) 2017, realizado em Austin, nos Estados Unidos. As marcas, que integram o Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira – estão entre as 68 empresas nacionais que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) leva para o festival com o objetivo de promover negócios, investimentos e parcerias internacionais. Esta é a maior delegação brasileira desde que a Agência começou a organizar a participação nacional no festival, em 2014.

Para Matheus Fagundes, presidente da 2Rios, é necessário levar a tecnologia do nosso dia a dia também para os setores têxtil e de confecção. “A 2Rios está ansiosa para participar do SXSW, pois acredita que além de abrir portas para novos negócios, será um grande passo no processo de inovação da empresa trocar experiências com outras empresas e setores em uma atmosfera muito aberta a novas ideias”, afirma. A 2Rios aposta em produtos inovadores para conquistar o público do evento: além de levar protótipos de uma calcinha higienizada, ou seja, pronta para o uso, a marca apresenta um sutiã que atende as mudanças e movimentos do corpo feminino, resultado de um coworking com a também brasileira Moovexx. “Estamos mostrando ao mercado que não somente podemos entregar moda e qualidade, mas também tecnologia e inovação gerada no Brasil”, completa Matheus.

Já a Japonique desembarca em território americano esperando atrair parceiros de tecnologia, inovação e gestão, bem como investidores e distribuidores interessados na propagação de valores culturais sustentáveis. “Primeiramente a Japonique quer se posicionar mundialmente como marca de cultura mestiça, usando seu slogan ‘O jeito HAFU de ser brasileiro’. O SXSW é o evento ideal para difundir este conceito por ser tão diverso culturalmente e apoiar as diferentes formas de expressão e inovação”, comenta Jana Tahira, dona da marca que levará kimonos e hakamas, roupas tradicionalmente japonesas, com referências da cultura brasileira. “O mercado americano é muito interessante para a marca, pois é o segundo país que mais tem descendentes de japoneses e enorme mercado consumidor. Vejo que eles estão interessados em novas experiências e num novo tipo de consumo, mais consciente”, finaliza.

A Puket, que levará meias, pijamas, acessórios e lingerie para o evento, espera que sua primeira participação dê um feedback positivo do público perante aos seus produtos e conceitos. “A competitividade no mercado norte-americano é enorme, e você precisa estar extremamente preparado e forte em todos os aspectos para entrar lá, pois é uma briga de gigantes. Nós vemos com certeza uma excelente oportunidade para a Puket no mercado americano, e estamos nos preparando para entrar por lá em breve”, afirma a gerente de mercado externo Joana Wichmann. Só em 2016, o SXSW reuniu cerca de 350 mil pessoas, entre empreendedores, investidores estrangeiros e líderes de grandes empresas, que participaram de mais de 2,4 mil painéis de discussão.

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