Moda e cultura do Nordeste são celebradas em 16ª edição do Dragão Fashion

11/05/2015

Após quatro dias de programação intensa, marcada por desfiles, palestras e workshops, chegou ao fim no último domingo (10/05) a 16ª edição do Dragão Fashion House, um dos maiores eventos de moda do Nordeste brasileiro. A localização escolhida para este ano foi o Terminal Marítimo de Passageiros, e atraiu cerca de cinco mil visitantes por dia para conhecer de perto o que há de mais inovador na moda autoral do país.

A convite do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), seis jornalistas internacionais realizaram a cobertura do evento, que teve como tema, este ano, “Mãos à obra, mãos à moda”. Mercedes Sanchez, correspondente de veículos como Daily News e El Diario, ficou encantada com a variedade de desenhos e modelagens apresentados pelos estilistas. “A viagem também me trouxe a oportunidade de viver um pouco mais a rica cultura brasileira”, afirma.

Laura Yannakou, do WGSN, esteve no país pela primeira vez e destaca, no evento, a bem-sucedida mistura de moda com cultura. “Adorei os trabalhos com bordados tradicionais que conheci aqui, é tudo muito diferente do que já vi”, diz a jornalista, referindo-se à visita que o grupo realizou na sexta-feira ao projeto Richelieu Flores do Campo, que, através do programa Energia Social, da Coelce, apoia e capacita rendeiras e bordadeiras da região. Neste ano, as profissionais trabalharam em parceria com o estilista Ivanildo Nunes, um dos desfiles mais celebrados pelo público.

Natasha Melyukh (Fashion Collection), Maria Fortunato e Thibaud Jean-Jacques (Fox Collection) e Adriel Gutierrez (Daily News e El Diario), foram os outros jornalistas internacionais que participaram do evento. Entre eles, a opinião foi unânime: o potencial criativo e autoral da moda brasileira é inspirador.

Dragão Fashion House