Moda mineira encanta jornalistas internacionais
A última edição do Minas Trend Preview, encerrada no dia 8/4, apresentou as principais tendências das grifes locais a um grupo selecionado de jornalistas e compradores internacionais que estiveram no país a convite do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil). Os desfiles das marcas Vivaz, GIG, Mabel Magalhães e Fabiana Milazzo encheram de brilho os olhos dos convidados.
Entre os formadores de opinião, estavam as editoras do WGSN e da revista russa Fashion; repórteres da publicação uruguaia Paula – encartada no jornal El País – e da indiana Grazia; a blogueira canadense Marika Borse, do Brose Nose, além de uma equipe de TV francesa do programa da TV 5 Monde, A La Vie A La Mode. Já o grupo de compradores foi formado por lojistas do Oriente Médio, Inglaterra, Irlanda e Chile.
Além da moda, a cultura brasileira surpreendeu a convidada indicana Spardha Malik em sua primeira vez no Brasil: “fizemos um passeio por uma parte histórica da cidade (Belo Horizonte), na Praça da Liberdade e em museus, além de conhecer o trabalho de algumas marcas. Foi, além de tudo, um aprendizado sobre a cultura brasileira. Notei que o evento tem muito bordado, mais elaborado do que aqueles feitos na Índia, com muitas estampas e cores tropicais”, ressalta a jornalista.
Para Jeanette Nkwate, do WGSN, o Minas Trend tem um diferencial por promover um paralelo entre moda e negócios. Ela destacou a característica artesanal da produção mineira, com trabalhos manuais. “Os designers focam em qualidade. Em um momento em que a tecnologia nos permite fazer quase tudo com um alto padrão de excelência, o viés artesanal se torna um diferencial. Como resultado, os criadores mineiros já sabem que os consumidores valorizam produtos com esse perfil, ou seja, que contêm histórias e possuem uma herança histórica”, detalhou.
Os comunicadores visitaram fábricas e marcas mineiras: puderam acompanhar as etapas de produção dos vestidos feitos à mão da Vivaz, as peças em couro desenvolvidas por Patrícia Motta e as coleções realizadas em parceria com comunidades indígenas e artistas plásticos da Auá.
abit, Apex-Brasil, Minas Trend, texbrasil