Moda Sustentável: Seis marcas brasileiras são selecionadas para ação na Itália

02/09/2025

O Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), anuncia a participação de seis marcas brasileiras de moda sustentável na próxima edição da Milano Fashion & Jewels, que acontece de 20 a 23 de setembro, em Milão, na Itália.

Com foco em moda sustentável, as marcas selecionadas para esta ação internacional são: Ana de Jour, Alina Amaral, Celeste, Ludimila, Natural Cotton Color e Vila Dharma. As empresas participarão com um estande coletivo dentro da área da Friend of the Earth, iniciativa reconhecida mundialmente por promover práticas sustentáveis e responsáveis na cadeia da moda e de outros setores.

Além da presença na feira, a agenda inclui um desfile coletivo exclusivo das marcas brasileiras, marcado para o dia 25 de setembro, fortalecendo ainda mais a visibilidade da moda nacional no cenário internacional.

As marcas participantes também poderão pleitear a certificação Friend of the Earth, desde que atendam integralmente aos critérios técnicos e ambientais exigidos pela entidade. A iniciativa agrega valor ao posicionamento das empresas no exterior, além de abrir portas para novos mercados que priorizam práticas sustentáveis e transparentes.

A Milano Fashion & Jewels é uma das principais vitrines da moda e dos acessórios na Europa, reunindo compradores, designers e marcas de todo o mundo. Para mais informações sobre o evento, acesse: www.milanofashionjewels.com

Já a Friend of the Earth, organização ligada à rede Friends of the Earth International, atua globalmente promovendo modelos de produção sustentáveis e o consumo responsável. Saiba mais: www.foei.org

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas, instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento em 2024 de R$ 204 bilhões.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.