Monitoramento aponta temas mais debatidos no ano sobre moda

11/12/2012

Durante o ano de 2012, dentro de sua estratégia de intensificação da presença nas mídias sociais, o Texbrasil – Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – contratou o serviço de monitoramento Scup.

Entre os temas monitorados pelo Programa, está “Brazilian Fashion”, com o objetivo de avaliar os principais assuntos que repercutiram internacionalmente relacionados à moda nacional. A expressão foi citada mais de 2400 vezes desde abril, quando o monitoramento passou a ser feito, nas mídias sociais Twitter, Facebook, Instagram, Google + e em matérias indexadas no Google.

O assunto campeão de citações – mais de 300 vezes – foi uma ação feita pela C&A na loja do Shopping Iguatemi, em São Paulo. A varejista exibiu nos cabides da coleção de Dia das Mães em tempo real os likes dados para cada peça no Facebook.

Em segundo lugar, com mais de 270 menções, aparecem as semanas de moda brasileiras, tanto as nacionais, como o Fashion Rio, São Paulo Fashion Week e Minas Trend Preview, quanto as internacionais, como as realizadas nos Estados Unidos. Palavras como criatividade e beleza se relacionam ao que foi visto nos eventos.

Em terceiro lugar, com cerca de 120 menções, estão referências às modelos brasileiras, um verdadeiro patrimônio nacional quando o assunto é moda. Deste total, a número um do mundo, Gisele Bündchen, lidera com folga as vezes em que foi citada, mais de 50, e é seguida pela top Alessandra Ambrósio, uma das responsáveis pela imagem da marca Colcci, participante do Texbrasil.

Em quarto, com quase 100 menções, encontra-se o investimento que a empresa Intel Capital fez na startup brasileira Elike, que desenvolveu o “Meu Shopping”, software que permite a instalação de lojas no Facebook. A investidora é braço global da gigante de semicondutores Intel. O valor do recurso aplicado é mantido em sigilo pelas companhias. Mas, tradicionalmente, a Intel Capital faz aportes entre US$ 2 milhões e US$ 10 milhões e assume participações que variam de 15% a 30% do capital das empresas.

Em quinto lugar, está a inauguração da loja de sapatos Carmen Steffens na Hollywood Boulevard, dentro do Hollywood & Highland Mall, em Los Angeles. A empresa brasileira foca na expansão no mercado americano, com previsão de abertura de lojas em NY, Miami, Atlanta, Dallas e Houston. A abertura contou com a presença das atrizes Nikki Reed, Rebecca Romijn, de “X-Men“, e as globais Carol Castro, Clara Tiezzi e Christine Fernandes.

Entre outros temas que repercutiram no ano, está a pop-up store com marcas nacionais que o Texbrasil apoiou em Londres e ação de divulgação da marca Colcci também na capital inglesa, além de matérias sobre moda nacional publicadas pelo The Guardian e o Huffington Post.

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