Na vanguarda da indústria têxtil, Lupo completa 102 anos
A Lupo completou 102 anos no dia 21 de março. A marca, referência no mercado têxtil brasileiro, manteve-se atualizada ao longo dos anos para preservar sua posição vanguardista na indústria brasileira. A empresa é uma das participantes do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
“A Lupo é uma marca inovadora, antenada nas tendências e novidades, com produtos de qualidade, querida pelos brasileiros e vem obtendo ótimos resultados”, comenta Liliana Aufiero, Diretora Presidente da Lupo e neta do fundador Henrique Lupo. Em 2022 o Grupo Lupo inaugurou 135 novas lojas, totalizando 940 lojas em sua rede. Além disso, a empresa conquistou mais 1,5 mil varejistas multimarcas e inaugurou 53 franquias no total no ano. “Completar 102 anos trabalhando, mantendo e buscando elevar cada vez mais o padrão nos mostra que estamos no caminho certo, confiantes e com a certeza que continuaremos fazendo o nosso melhor a cada dia”, finaliza Aufiero.
Segundo o balanço mais recente divulgado pela empresa, em 2022, o Grupo Lupo fechou o ano com receita líquida consolidada de R$ 1,5 bilhão, um aumento de 13% comparado ao ano anterior, e lucro líquido ajustado de R$ 218,2 milhões, com margem líquida de 14,5%. Em investimentos, segundo a empresa 4T22, o ROIC (retorno sobre o capital investido) do grupo, foi de 19,2% e EBITDA ajustado foi de R$265,5 milhões com margem de 17,7%. Confira os detalhes deste balanço.
Entre as ações comemorativas do centenário da empresa, iniciou-se a linha Lupo UAU, uma proposta lúdica e divertida para confecção de meias. A primeira coleção, apenas nos tamanhos infantis, trouxe como tema o conto “Quem soltou o PUM?”, de autoria de Blandina Franco e ilustrações de José Carlos Lollo, da editora Companhia das Letras, para incentivar a leitura. A marca também vem se aproximando do universo geek, com a linha Lupo Urban, também de meias, além de patrocinar eventos desse segmento como a Brasil Game Show (BGS) e a Comic-Con (CCXP), além de realizar parcerias estratégicas com marcas como a Bauducco e o Rock in Rio.
Outras iniciativas recentes da empresa incluem a criação da Lupo Sport, de moda fitness, com produtos tecnológicos para a prática esportiva. O grupo também realiza investimentos em inovação, como o LupoLab, um ambiente voltado para startups e empresas desenvolverem soluções tecnológicas como a plataforma Fast Lupo, que integrou os canais de venda para uma gestão mais inteligente e ágil da logística da empresa.
No aspecto de responsabilidade socioambiental e governança, a Lupo alterou as embalagens de seus produtos, resultando em uma redução de 90% de papel, entre outros benefícios ligados ao ESG. O relatório de sustentabilidade pode ser encontrado no site da empresa.
Além disso, a empresa conta com um Espaço Cultural Lupo que reúne a história da cidade de Araraquara e dos colaboradores da empresa, mas possui planos de ser palco para diálogos sobre o futuro da moda e do varejo. Ainda nesse plano de expansão, a Lupo recentemente realizou duas aquisições: uma fábrica de 50 mil metros quadrados em Pacatuba e uma malharia de 25 mil metros quadrados na cidade de Maracanaú, ambas localizadas no Ceará. Desta forma, agora a Lupo conta com quatro unidades produtivas em Araraquara-SP, Itabuna-BA, Pacatuba-CE e Maracanaú-CE.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 21 anos, já auxiliou cerca de 1800 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Fonte: Abit
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