Natural Cotton Color leva algodão colorido brasileiro ao mundo

30/06/2014
Fundada em 1995, a Natural Cotton Color inovou ao cultivar algodão que já nasce colorido, reduzindo os impactos de químicos tonalizantes no meio ambiente. Usando um processo de seleção genética desenvolvido pela Embrapa, o método utiliza 70% menos água durante a produção. Os demais acessórios confeccionados pela empresa são tingidos com casca de caju, cebola, chá matte, açafrão, e outras matérias-primas totalmente naturais. Com sede na Paraíba, a empresa é um case de sucesso em exportação e, principalmente, na responsabilidade social e sustentável.As rendas da Natural Cotton Color são desenvolvidas manualmente por mais de 40 rendeiras no nordeste do país. Nos anos de 2006 e 2007, a marca contratou dezenas de presidiárias do Presídio Feminino Ana Júlia do Maranhão para bordar seus produtos. Há um ano, a empresa iniciou um trabalho com artesãs de Pernambuco que, com o apoio da Secretaria de Assistência Social, produzem rosas e bicos em frivolité, um tipo de artesanato hoje muito raro no país. Além de apresentar ao mercado um produto de alto valor agregado, a iniciativa teve como objetivo ajudar no desenvolvimento das comunidades envolvidas com o trabalho da marca. Nesses lugares,  pessoas que não tem qualificação profissional foram empregadas para linha de produção e costura.Em face aos problemas econômicos e a alta concorrência no mercado nacional, a empresa de Francisca Vieira decidiu tomar novos rumos e alcançar o mercado internacional com o algodão natural colorido, sendo assim, em 2005 a Natural Cotton Color se tornou participante doTexbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil) e participou de sua primeira feira no exterior, com o apoio do Programa.  Após uma pesquisa de mercado na Europa, a Prêt-a-Porter (hoje Who’s Next), em Paris, foi a feira escolhida para receber os produtos da empresa brasileira.

Entre os planos de expansão da marca, está a abertura de uma loja piloto na Alemanha para se transformar em franquias e a procura por pelo menos um distribuidor em cada continente. Em fevereiro deste ano, participou da feira alemã Biofach, onde conquistou o primeiro distribuidor francês, a Tentation Bio, que além da França, revenderá também para a Alemanha. Já existem distribuidores da marca.

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