NCC contesta impostos de importação da Turquia sobre o algodão

02/05/2016

A National Cotton Council of America busca maneiras de contestar as obrigações sobre o algodão americano impostas pelo governo turco na semana passada. O país acredita que o algodão americano tenha sido importado com preço menor ao praticado internamente, o que pode ter configurado dumping e prejudicado o mercado interno da fibra. O NCC recusa fortemente essa afirmação, mas a Turquia lançou sua decisão final sobre a investigação antidumping e impôs um frete CIF de 3% em toda a importação da fibra de algodão dos Estados Unidos para o país.

A Turquia é o segundo maior mercado importador de algodão norte-americano, com embarques que variam entre 1,5 a 2 milhões de fardos por ano. Essas obrigações automaticamente colocam o algodão dos Estados Unidos em desvantagem competitiva ao algodão produzido em outros países, o que compromete gravemente os negócios entre os dois países, segundo o NCC.

Shane Stephens, presidente do NCC de Memphis, disse que a investigação, que foi iniciada em outubro de 2014, foi claramente em resposta a várias investigações comerciais dos Estados Unidos em relação a importações de aço turcas. Em um movimento incomum, ele observou que o governo turco iniciou a investigação sem qualquer exibição de circunstâncias especiais, como é exigido pelas regras da Organização Mundial do Comércio.

“Em primeiro lugar, a própria investigação não tem transparência em relação à informação utilizada para justificá-la”, disse Stephens. “Na verdade, os dados utilizados em apoio a uma conclusão sobre o prejuízo para o mercado interno de algodão turco ignoraram fatos apurados para o contrário”.

Stephens disse que o conselho apresentou numerosas provas de que o mercado de algodão da Turquia tem experimentado queda de preços devido aos mesmos fatores que afetam os mercados de algodão em todo o mundo. Ele disse, por exemplo, que as políticas governamentais nos países em desenvolvimento e a concorrência de fibras sintéticas e artificiais têm contribuído para a demanda global estagnada, aumento dos estoques e queda nos preços do algodão.

“O conselho vai continuar a se opor ativamente à criação de impostos e está explorando maneiras de reverter a decisão, tais como os mecanismos da OMC e do sistema judicial turco.” O NCC serve como fórum central para a construção de um consenso entre os produtores, beneficiadores, armazéns, comerciantes, processadores de algodão e revendedores, cooperativas e fabricantes de têxteis.

Fonte: WWD

 

Ver todas as notícias

Algodão, Importações, Inteligencia Competitiva