O futuro da produção de vestuário
Um dos destaques da feira Munich Fabric Start, realizada entre os dias 5 e 7 de setembro, foi a MicroFactory na Keyhouse, que montou pela primeira vez uma cadeia de produção de roupas integrada em rede, desde a fase do design até o produto acabado.
Foi ilustrado a possibilidade de uma reação rápida às necessidades do mercado, já no primeiro lote de produção. Isto acompanha a tendência mundial da moda, em que o produto é encomendado e só assim, produzido, eliminando o estoque e o desperdício.
A MicroFactory ofereceu a oportunidade de testar a Indústria 4.0 com:
Design – O ponto de partida foi o desenvolvimento do design criativo, usando uma simulação em 3D em que o projeto foi processado para cortar e costurar.
Impressão – Os dados de cores do projeto foram processados para impressão digital. A melhor precisão de cores foi garantida devido ao uso da tecnologia multiespectral e, numa próxima etapa, os desenhos individuais foram impressos em papel de transferência através de máquinas de impressão de sublimação.
Corte – Devido às marcas de identificação, o trabalho foi detectado de maneira assistida por câmera. Usando as marcas fornecidas, o sistema identificou a localização exata e cortou o material de forma totalmente automática de acordo com os parâmetros de trabalho selecionados.
Montagem – Em um último passo, os elementos individuais foram montados ao vivo em um produto acabado com máquinas de soldagem e rosca, mostrando a montagem por inovação ultra-sônica.
Fonte: Be Global Fashion Network
Inteligencia Competitiva