Oficina Lamparina desenvolve plataforma online para venda de estampas

26/06/2020

A estamparia brasileira Oficina Lamparina desenvolveu uma plataforma online exclusiva de vendas, chamado “Pattern Exclusive”. O projeto, que já estava nos planos da marca, se tornou prioridade durante a pandemia. Lançada há um mês, a ferramenta já está disponível para clientes fora do Brasil, mas deve ser ampliada nos próximos meses.

Participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a estamparia ainda disponibilizou um site que permite a estilistas e marcas fazer aplicação das estampas, o “Pattern Apply”.

“Pattern Apply” permite testar as estampas

O diretor comercial da empresa, Caio Veronezi, conta que não esperava tirar esse projeto do papel tão cedo, mas que a pandemia acelerou o processo. Caio explica que o acesso é restrito para os clientes, que podem ver todo o acervo de estampas, além de possíveis aplicações.

Para garantir a adesão dos clientes, ele destaca algumas características essenciais da plataforma, como fácil navegabilidade, qualidade na visualização dos desenhos, e estrutura de pagamento diferenciada.

Além da facilidade de alcance, com o catálogo disponível para clientes de qualquer lugar do mundo, a solução, que seguirá em funcionamento após a pandemia, também é benéfica para o meio-ambiente, como destaca o executivo: “Usar tecnologia gera menos resíduo e melhorar a qualidade dos processos”.

Enquanto os clientes da marca têm acesso ao acervo, que já possui cerca de 1000 estampas, o “Patterna Apply” não é restrito e permite testar as aplicações de formas variadas, desde peças femininas e masculinas até infantis e de decoração.

No último mês, a marca tem se dedicado a testar a plataforma e buscar formas de melhorá-la. Quando o modelo final for viabilizado, Caio conta que eles pretendem abrir a solução para que outras estamparias também criem uma plataforma similar.

Internacional

A estratégia de priorizar clientes internacionais na primeira etapa da plataforma não é à toa. Caio explica que, por conta das mudanças de câmbio e da queda no mercado interno, apostar das vendas internacionais é mais vantajoso no momento. “Todo o mercado vai sofrer uma queda brusca (por conta da pandemia), e a forma de evitar essa queda é apostar na exportação. Se olhássemos só para o mercado daqui, não teríamos demanda”, acredita.

Com oito anos de mercado, a Oficina Lamparina participa de eventos internacionais, como a Première Vision, desde 2015. Ele conta que as feiras são importantes para fazer novos clientes, mas crê que essa presença online deve facilitar a comunicação e o atendimento após o primeiro contato.

Segundo Caio, a marca já vendeu para países em todos os continentes, mas tem na Inglaterra e os Estados Unidos seus principais países-alvo. Com isso, e apoiados pela ferramenta, a estamparia esperar terminar o ano de 2020 com 50% das vendas para o público nacional, e 50% para o internacional.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Oficina Lamparia