Palestrantes internacionais falam sobre o futuro do jeans durante Vipreview
A Vicunha Têxtil, produtora de índigos e brins participante do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela Abit e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), encerrou seu evento de lançamento do Verão 17 na última sexta-feira (6). A programação contou com a presença dos palestrantes internacionais Piero Turk, referência em técnicas de lavanderia, e Vasco Pizarro, diretor de marketing da tradicional lavanderia portuguesa Pizarro. No primeiro dia, os participantes puderam conferir a apresentação exclusiva de Maria Cristina Pavarini, editora da revista Sportswear International.
Maria Cristina falou sobre moda jeanswear no universo digital e como a internet mudou os hábitos de consumo nos últimos quinze anos. “Vivemos uma revolução tecnológica, somos livres para dar opiniões e fazer escolhas. No mundo online, além de consumir moda, também temos o poder de influenciar as grandes marcas. Ou seja, participamos direta e indiretamente do processo criativo”, afirmou. A jornalista apresentou dados que mostram a crescente influência das mídias sociais e da popularização dos smartphones na decisão de compra. “Os negócios de moda estão aprendendo a lidar nesse ambiente digital e aqueles que dominarem as ferramentas sairão na frente dos concorrentes”, completou.
Piero Turk abordou a interpretação de tendências em jeans e a evolução das lavagens ao longo dos anos. O especialista também reforçou a importância do consumo consciente e da redução do impacto ambiental nas técnicas de beneficiamento. “Nosso desafio é encontrar soluções e tecnologias para deixar o jeans mais verde”, afirmou. Dentro desse contexto, Vasco Pizarro destacou a importância da profissionalização no segmento de lavanderia. “O futuro do setor está nas mãos dos novos talentos. Acreditamos no potencial dos jovens para desenvolver técnicas e conceitos transformadores”, finalizou.
Vicunha, Vipreview