Pandemia altera calendário de eventos de moda: confira novas datas pelo mundo

26/05/2020
Marcas brasileiras PatBo, Fabiana Milazzo e Amapô durante desfila na SPFW (Reprodução/Instagram)

A pandemia do novo Coronavírus apresentou diversas mudanças no cenário mundial, incluindo o cancelamento ou adiamento de diversos eventos presenciais. Na moda não foi diferente e muitas datas foram alteradas por conta da quarentena.

No Brasil, os eventos que aconteceriam no primeiro semestre foram cancelados, e agora terão edições on-line ou presenciais marcadas para o segundo semestre.

A São Paulo Fashion Week, por exemplo, já tinha uma programação que mesclava eventos físicos com ações on-line, como uma plataforma na qual pessoas do meio criativo podem se conectar com os desfiles e saber detalhes da marca e do processo conforme a passarela fosse ocupada. A edição que aconteceria em abril foi cancelada, mas os planos seguem para que a data de outubro, quando o evento completará 25 anos, se mantenha.

O Dragão Fashion, que aconteceria em maio, também foi adiado, mas o diretor do evento, Cláudio Silveira, anunciou uma edição online, que teve início em 1º de junho e seguirá até julho.

Outros eventos como Minas Trend e Veste Rio também tiveram as datas adiadas, e podem acontecer no segundo semestre.

As feiras internacionais também tiveram mudanças de datas. A Swimshow, que aconteceria em julho em Miami, foi cancelada, mas os organizadores trabalham com a possibilidade de realizar a feira em outubro. Outro evento que também só acontecerá em 2021 é a Swim Active Colective, adiada para janeiro. Já a Unique By Mode City, que seria em junho em Paris, e agora será parte da Who’s Next, promovida pelos mesmo organizadores, a partir de 4 de setembro.

Outros eventos voltados para moda praia foram adiados para o segundo semestre, como a Splash Paris, que agora será em outubro. Outra solução encontrada para manter os eventos no calendário, cada vez mais cheio, do segundo semestre, foi unir forças. A Destination Miami, que aconteceria em julho, será transferida para setembro, onde ocorrerá junto com a Coterie em Nova Iorque.

Os eventos promovidos pela Eurovet nos EUA acontecerão em setembro, incluindo a Interfilière NY e a Curve NY, que dividirão o Jarvis Center entre os dias 21 e 23. Já a Interfiliére Paris está confirmada para os dias 5 a 7 de do mesmo mês.

Pensando de forma coletiva, as federações de moda francesa, incluindo feminina, masculina, de lingerie e moda praia, se uniram para adiar os eventos que aconteceriam em junho. Com isso, além das feiras citadas acima, a edição de junho da Tranoï também não acontecerá, apenas a de outubro.

A edição da Première Vision de Nova Iorque também sofreu mudanças.  Enquanto a feira de Paris segue confirmada para 15 de setembro, a versão americana foi adiada de julho para 30 de setembro.

Já pensando em novas formas de fazer negócios, a Cabana, que aconteceria em julho em Miami (EUA), terá edição online na plataforma Joor, com início em 20 de julho.

Fique por dentro do calendário de eventos acessando este link.

calendário, Feiras internacionais