Para imprensa internacional, brasilidade é o destaque do Fashion Rio

16/04/2014

Chega ao fim mais uma edição do Fashion Rio, trazendo muita cor e leveza para o verão de 2015. E para ficar por dentro das novidades cariocas e divulgar ao mundo inteiro a identidade da moda brasileira, o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil) convidou um grupo de dezesseis jornalistas internacionais para a semana de moda.

O grupo da imprensa estrangeira contou com o editor do Le Figaro (França), Godfrey Deeny, a editora de moda da Harper’s Bazaar (Argentina), Simona Martinez, a editora do diretório de semanas de moda do WGSN, Katie Sturch, e o redator-chefe da Marie Claire (França), Antonio Marcinelli. Também estiveram no evento os repórteres dos jornais Milano Finanza (Itália), O Público (Portugal) e Senken (Japão), Francesca Manuzzi, Joana Cardoso e Akiko Ichikawa; das revistas Grazia (Itália) e Glamour (Rússia), Marzia Schiano e Maxim Sapozhnikov, e o colaborador do blog Business of Fashion, Suleman Anaya. Para finalizar, aterrissam na capital carioca equipes do Now Fashion, que realizou transmissão dos desfiles por streaming, e do programa francês da TV 5 Monde, A La vie A La mode.

Os formadores de opinião acompanharam as apresentações de verão de grifes como Alessa, Cantão e Victor Dzenk. As marcas apostaram em cores e cortes soltos para suas coleções. Alessa se inspirou no “Barroco” e enalteceu “a visão do mundo como uma obra de arte”. Teve a estamparia como ponto alto, com imagens de anjos e cúpulas eclesiásticas, fato que foi notado pelo editor do Le Figaro: “a estilista sempre possui um trabalho marcante e diferenciado nas estampas de suas coleções”, comentou.

Já a Cantão ficou entre as marcas preferidas do jornalista italiano da Marie Claire: “é uma proposta com identidade forte e características de brasilidade”. A marca apostou em peças totalmente soltas, seja pelo corte esvoaçante de túnicas de seda e crepe ou por modelos oversized de alfaiataria. As cores também complementam essa leveza: azul, laranja, branco e vermelho. Já Victor Dzenk trouxe a calmaria do mar com uma coleção comportada. Peças esvoaçantes em comprimento midi de vestidos e saias vestiram as modelos como se fossem sereias. Os decotes apareceram predominantemente nas costas. Na paleta tons, nude, azul, vermelho e branco.

Valério Nappi, do NowFashion, que cobriu o evento pela segunda vez, destacou a criatividade da moda brasileira e disse que as semanas de moda por aqui equivalem às demais do mundo em termos de audiência nas transmissões do portal. “No Brasil, fazem um colorido capaz de passar a energia do país”, disse. Com um olhar atento às criações contemporâneas, ele acredita que o diferencial está na forma singular com a qual nossos estilistas inserem a cultura em seu trabalho.

As fotos dos desfiles e das visitas realizados pelos jornalistas você encontra aqui.

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