Para preservar a natureza, Santaconstancia desenvolve tecidos sustentáveis
Com o propósito de contribuir para uma relação mais equilibrada entre pessoas, vestuário e meio ambiente, a tecelagem Santaconstancia, participante do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), lançou recentemente uma linha de malhas e tecidos com a CO2control®, uma certificação que só é conferida a artigos que apresentam reconhecidos índices de boas práticas ambientais ao longo da cadeia produtiva, desde a origem da matéria prima até a produção final do fio.
A iniciativa surgiu da necessidade da empresa em ampliar sua transparência no mercado e consolidar ações que possibilitem mudanças para uma produção têxtil mais equitativa, socialmente ética e ambientalmente mais correta. Entre os principais fatores que contribuem para a certificação destacam-se a ausência de toxidade para a pele e para o ambiente, o consumo racional de água e descartes que envolvem conceitos como biodegradabilidade e compostagem.
A tecelagem ainda salienta a importância em unir esforços para buscar um modo de produção menos agressivo. Para isso, firmou parcerias com quatro empresas consolidadas internacionalmente: a Rhodia, responsável pelo Amni Soul Eco, uma poliamida biodegradável que se decompõe rapidamente quando descartada em aterros sanitários, a austríaca Lenzing, produtora de fibras celulósicas como o Modal®, Micromodal® e Tencel® e reconhecida por suas práticas sustentáveis e ciclos fechados de produção, a japonesa Ichimura Sangyo, fabricante de um poliéster que, em condições adequadas, possibilita compostagem do tecido em seu descarte final e a belga Jos Vanneste, fornecedora de linho certificado pela CELC (Confederação Européia de Linho e Cânhamo), de rastreabilidade plena, zero irrigação e zero refugo.
Para estimular o consumo consciente e a identificação de seus tecidos com o conceito CO2control® para o consumidor final, a Santaconstancia desenvolveu uma etiqueta especial, feita com papel e tinta vegetal de origem certificada, que atesta a origem e autenticidade da peça. Ela é impressa simbolicamente na cor verde, com tinta degradável, levando a identificação da família de tecidos e malhas CO2control® em combinação com os seus respectivos nomes, como por exemplo, o Light (CO2control®).
Rhodia, Santacostancia