Participantes do Texbrasil realizam consultorias de comércio exterior
O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), iniciou a temporada 2015 de consultorias em gestão do comércio exterior. O objetivo é assessorar individualmente as empresas em processos básicos de exportação, incluindo conhecimentos teóricos e práticos de forma a prepará-las para o mercado internacional.
Entre as empresas que passam pelo processo neste ano, estão nomes como Maria Pavan, Paçoca e Safra Etiquetas. Para Karine Scaranello, sócia da Paçoca, marca infantil premium fundada em 2010, a capacitação será fundamental para que se prepare para iniciar suas vendas em solo estrangeiro. “Através de consultorias, laboratórios e oficinas, pretendemos entrar no comércio internacional. Ainda não exportamos e queremos começar participando da Pitti Bimbo, feira italiana voltada para o vestuário infanto-juvenil”, afirma.
O primeiro módulo consiste na avaliação de características principais da empresa. Após esta análise, o consultor apresenta as mais relevantes práticas e ferramentas de comércio exterior, como aspectos cambiais, modalidades de financiamento, acordos comerciais, regimes aduaneiros e registro internacional.
No terceiro e último módulo, o profissional sugere um plano de ação ao empresário, que deve realizá-lo em até trinta dias a partir do momento que o recebe. A execução será acompanhada e avaliada pelo consultor, que, ao final da capacitação, entrega um relatório contendo os progressos e resultados evolutivos da empresa.
As empresas participantes do Texbrasil que desejem realizar a consultoria, devem entrar em contato com a área de promoção comercial pelo número (11) 3823-6153.
Maria Pavan, Paçoca, Safra Etiquetas, texbrasil