Pesquisa mostra mudança de tendências no varejo global
O levantamento feito pela PricewaterhouseCoopers em cinco continentes, cobrindo 23 mil consumidores on-line, mostra que a concorrência no varejo está ficando mais difícil a cada dia e que as expectativas nunca foram tão altas sobre os varejistas e empresas de bens de consumo.
A pesquisa aponta que 2016 será como um divisor de águas para muitas das tendências do varejo que foram filtradas ao longo dos últimos anos. Segundo a pesquisa, os dados históricos revelam que os consumidores de hoje em todo o mundo estão fazendo o que os consumidores chineses começaram a fazer anos atrás. Assim, a China pode ser um caso clássico para o estudo de tendências futuras no comportamento de consumo.
Outro destaque é que o preço continua a ser o fator principal para a escolha final de um produto em todas as faixas de renda, em todos os países e em todas as faixas etárias.
Os smartphones e outros dispositivos se consolidaram como ferramentas de consumo e o comércio móvel está agora firmemente a caminho de se tornar a principal ferramenta de compras on-line escolhida pelo cliente, diz a pesquisa. Além disso, os consumidores estão contando com as redes sociais, com a opinião dos familiares, com mensagens de publicidade e cobertura de mídia para tomar decisões e medir a autenticidade de uma marca.
Ao passo que os clientes ficam mais sofisticados, eles também querem funcionários que podem melhorar a experiência na loja física: associando conhecimento sobre o produto, conhecimento tecnológico e habilidades interpessoais. A pesquisa revela, porém, que ainda há poucos varejistas que são vistos como referência em inovação nas mentes dos consumidores.
Fonte: Fibre2Fashion
Inteligencia Competitiva, Varejo