Première Vision Paris: desempenho positivo reforça presença brasileira no cenário global da moda
O Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), concluiu a participação brasileira na edição de setembro da Première Vision Paris com resultados comerciais consistentes e insights relevantes para o aprimoramento das próximas ações de promoção internacional.
Considerada uma das principais vitrines globais da indústria têxtil e de moda criativa, a Première Vision Paris reúne duas vezes por ano compradores, marcas, designers e fornecedores de todo o mundo no Parc des Expositions Paris Nord Villepinte.
Nesta edição, o Brasil foi representado por 12 empresas, que apresentaram suas soluções criativas e sustentáveis nos segmentos de tecidos, couro, estamparia, acessórios e serviços de confecção. Ao todo, foram gerados USD 268 mil em negócios imediatos e uma expectativa de mais USD 1,18 milhão nos próximos 12 meses, além de 325 contatos estabelecidos com compradores e parceiros internacionais.
Comparativo com a edição anterior
Em comparação com a edição de fevereiro de 2025, que contou com 16 empresas e gerou USD 2 milhões em negócios projetados, esta edição de setembro registrou uma expectativa de negócios futura mais modesta. No entanto, o volume de vendas durante a feira foi superior à edição de julho de 2024, que teve USD 124 mil em negócios imediatos. Isso demonstra uma consistência na performance brasileira.
Apesar de alguns desafios logísticos externos à organização da feira, a maioria das empresas avaliou a participação como positiva e alinhada às suas estratégias de internacionalização.
Expansão de horizontes
Um dos destaques desta edição foi o interesse das empresas participantes em explorar novas oportunidades e mercados. Algumas marcas solicitaram apoio para a Paris Prints, duas demonstraram interesse na Première Vision Nova York, e surgiram ainda sugestões de atuação em eventos como a Maison&Objet e feiras no Oriente Médio, China e Munique.
Esse movimento reforça como a participação recorrente em grandes feiras internacionais estimula as empresas a buscarem novos horizontes, diversificarem mercados e ampliarem sua competitividade global.
Ficou interessado e quer levar sua marca para outros palcos internacionais? Entre em contato com a equipe de Promoção Comercial do Texbrasil e saiba mais sobre como participar das outras feiras.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas, instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento em 2024 de R$ 204 bilhões.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.