Projeto Algodão Paraíba reúne nove empresas em desfile de moda sustentável
De olho na demanda de mercado, o Projeto Algodão Paraíba, que reúne indústrias têxteis e de confecção, apresenta um desfile na 7ª Edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW), na semana de moda sustentável. O evento será realizado de 7 a 9 de dezembro, em São Paulo.
Estarão presentes empresas que participam do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).
Os modelos exibirão as peças das empresas têxteis: Companhia Industrial Cataguases, Dalila Têxtil, Ecosimple, Santa Luzia Redes e Decoração e Texpar (do grupo Unitêxtil). As empresas de confecção de vestuário e acessórios serão representadas por D’Cotton, Dona Chica, Makano e Natural Cotton Color.
Moda ética e sustentável
As marcas que vão participar do desfile destacam-se pelo posicionamento na indústria da moda ética e sustentável. Algumas, como a Natural Cotton Color, exibem o algodão em tonalidades naturais, apresentando nuances de bege e marrom do algodão que já nasce colorido.
Haverá também peças confeccionadas com fios provenientes da reciclagem de tecidos desfibrados, como Dalila Têxtil e Santa Luzia. Tratam-se de resíduos cuidadosamente separados por cor. Sem a necessidade de tingimento, eles são reconstituídos para criar peças únicas e sustentáveis, o que reflete os princípios da moda circular.
Francisca Vieira, CEO da marca Natural Cotton Color e mentora do Projeto Algodão Paraíba, destaca a importância da colaboração da indústria têxtil, uma vez que a produção de roupas demanda malhas e tecidos de qualidade. “Essas parcerias têm sido essenciais não apenas no fornecimento de insumos, mas também na contribuição para a infraestrutura local, com máquinas de beneficiamento que estão promovendo uma verdadeira revolução nos campos da Paraíba”, diz.
Projeto Algodão Paraíba
Desenvolvido pela Natural Cotton Color para atender à demanda crescente de insumos têxteis para a moda sustentável, o projeto tem como base o plantio do algodão colorido com contrato de compra garantida. Dessa forma, o objetivo é fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL), inserindo pequenos proprietários sempre organizados em associações da agricultura familiar, incluindo comunidades tradicionais quilombolas. A iniciativa engloba oito municípios na região do semiárido do estado. Com mais de 600 hectares de área plantada, o projeto envolve cerca de 300 famílias de agricultores de assentamentos rurais e comunidades quilombolas organizados em cooperativas.
Brasil Eco Fashion Week
O desfile faz parte da plataforma do Brasil Eco, que promove as boas práticas do mercado e de marcas inseridas na indústria da moda, com foco nos atributos de sustentabilidade. O evento é anual e reúne educação, desfiles, networking e empreendedorismo em um ambiente gratuito e aberto ao público. A semana de moda sustentável agrega cerca de 120 colaboradores, somados a dezenas de empresas envolvidas no patrocínio, apoio e realização das edições.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1900 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Para participar do Texbrasil, a empresa deve entrar preencher este formulário, ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br ou no telefone (11) 3823-6089.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando ao desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
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