Projetos de relacionamento da Apex-Brasil atraem convidados internacionais
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desenvolve projetos e ações de marketing de relacionamento para atrair novos clientes internacionais e promover o país no exterior. Entre os objetivos, está o maior envolvimento dos compradores com as marcas em um ambiente de negócios agradável para a criação de um vínculo entre as empresas. A expectativa é de maior geração de exportações de produtos e serviços brasileiros.
Marcas do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Abit em parceria com a Agência, participam desses projetos. Em fevereiro deste ano, o Programa trouxe ao Projeto Carnaval dois jornalistas da Argentina e México e três representantes das empresas Questa Collection, Fultex e Class Life. Na ocasião, as marcas internacionais realizaram reuniões de negócios e firmaram compras no valor de, aproximadamente, USD 100 mil.
As ações invadiram também o automobilismo, o Projeto Fórmula Indy aposta na corrida para estreitar relações entre empresas brasileiras e seus clientes internacionais. A Hering foi responsável por vestir toda a torcida da Apex-Brasil, e ainda levou doze compradores estrangeiros para o circuito de rua. Os funcionários da Agência estavam todos em laranja, uniformizados com as polos da Paramount, enquanto as recepcionistas exibiam seus looks produzidos pela Bia Brazil. As ações feitas nesse Projeto, que teve início em 2009, geraram altos números de exportações para empresas brasileiras, só no último ano os índices chegaram a USD 1,1 bilhão.
E um grande evento esportivo toma conta do país, o mais recente projeto da Apex-Brasil leva compradores estrangeiros aos jogos da Copa. Empresas como Vicunha, Dalila, Audaces e Cipatex aproveitarão a ocasião para estreitar o relacionamento com parceiros estratégicos. A Dalila Têxtil crê que a ocasião promoverá a cultura e os costumes brasileiros. A empresa traz ao país importadores que revendem suas malhas no Paraguai e no Uruguai. Considerados pela marca os melhores parceiros latinos, o objetivo é apresentar a eles os procedimentos e o ambiente da fábrica da tecelã. “Eles já são importantes para nós, e queremos que se sintam como tal”, comenta Thaísa Sacht, representante da marca.
Futuros clientes e distribuidores estão entre os convidados da Audaces, fabricante de softwares para o segmento têxtil. A empresa quer, por meio do projeto, se aproximar desses prospects a fim de criar referência de marca e gerar novas oportunidades. Para a relações públicas Raquel Wisbeck, “será uma boa ocasião para que os compradores possam ver a força da empresa”.
A Cipatex trará ao país convidados do Chile. O gerente de vendas, Aureovaldo Casari, afirma que as expectativas são boas: “o objetivo é fechar a primeira venda com eles”. Ainda destaca a importância de se trabalhar com alternativas diferentes de um tradicional ambiente de negócios: “o Projeto Copa é ótimo, pois permite o relacionamento fora do ambiente de trabalho, proporcionando momentos de interação pessoal, além da oportunidade de poder mostrar nossa unidade produtiva, demonstrando nossas vantagens competitivas e gerando maior confiabilidade”.