Projetos de sustentabilidade da moda brasileira participaram de evento da OCDE
A Side session: Ecossistema brasileiro de moda sustentável foi organizada pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), fruto de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), durante o Fórum OCDE sobre Devida Diligência no Setor de Vestuário e Calçados, principal encontro sobre as cadeias globais de fornecimento do setor.
Durante a sessão virtual, que aconteceu no dia 13 de fevereiro, foram apresentados projetos colaborativos bem-sucedidos de sustentabilidade do setor têxtil brasileiro: o Moda ComVerso, da Abvtex; o Colabora Moda Sustentável, da Reos Partners; o Projeto SCORE no Brasil, da OIT, e a Brazilian Sustainable Fashion League, do Texbrasil.
O Moda ComVerso é um movimento liderado pela Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e que conta com o apoio da Abit, além de varejistas, fornecedores e sociedade civil, visando a promoção da moda socialmente responsável no Brasil, estimulando uma cadeia produtiva cada vez mais ética e transparente. “Queremos educar o consumidor para que, no momento de compra, ele reconheça as empresas que estão trabalhando pela moda sustentável no Brasil”, ressaltou Edmundo Lima da Abvtex.
O Colabora Moda Sustentável é uma plataforma multissetorial que possui entre seus membros os principais produtores, indústrias, marcas, varejistas, associações setoriais, como a Abit, formadores de opinião, costureiras e lideranças do País. Todos buscam promover mudanças na cultura, influenciar políticas públicas, construir novas narrativas e criar soluções concretas em prol de uma moda brasileira mais ética e sustentável. “É importante desenharmos uma diretriz de governança robusta para fazer essa transformação sustentável de forma estruturada no setor têxtil brasileiro”, destacou Lucilene Danciguer da Reos Partners que atua no projeto.
O Projeto SCORE no Brasil faz parte de uma iniciativa global da OIT (Organização Internacional do Trabalho) de fortalecer as pequenas e médias empresas (PMEs) e funcionários de cadeias de valor selecionadas para que alcancem maior produtividade e melhores condições de trabalho. Para isso, contam com a introdução da metodologia Sustentando Empresas Competitivas e Responsáveis (SCORE, na sigla em inglês). “Oferecemos treinamentos e consultorias in factory para promover a produtividade humanizada na cadeia têxtil”, explicou Andrej Slivnik da OIT.
A Brazilian Sustainable Fashion League foi criada pelo Texbrasil para capacitar e promover as marcas brasileiras sustentáveis. O objetivo é fortalecer os negócios e encorajar as marcas participantes a liderarem a transformação para um mundo mais sustentável, oferecendo consultorias em ESG. “Com a Liga queremos posicionar o setor têxtil e a moda brasileira com uma narrativa sólida de comprometimento com a sustentabilidade frente aos desafios globais”, completou Mariele Christ da ApexBrasil, que apoia o projeto.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
abit, apexbrasil, texbrasil