Quatro marcas brasileiras desfilaram em Milão em um evento de moda sustentável
No dia 20 de setembro, o Museo Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão, foi palco da 3ª edição do evento de moda sustentável “Beyond the Claim”, onde quatro marcas brasileiras apresentaram suas coleções que combinam inovação, responsabilidade ambiental e impacto social positivo durante a Semana de Moda de Milão. Esta edição do evento foi organizada pela World Sustainability Organization & Foundation e pelo organismo certificador Friend Of The Earth, com parcerias e suporte da plataforma Brasil Eco Fashion para a organização e articulação das marcas brasileiras. As marcas participantes foram Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares.
Essas marcas receberam o apoio do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), mantido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), consolidando a presença do Brasil nesse evento de moda sustentável internacional. O desfile das marcas brasileiras também contou com o apoio institucional do Consulado-Geral do Brasil em Milão e da Associação Brasileira de Moda Sustentável (Abrimos).
A plataforma Brasil Eco Fashion foi responsável pela curadoria das marcas, reafirmando seu compromisso, construído ao longo de oito anos, de promover a moda consciente no Brasil, inserindo pequenas marcas e empresas nos mercados nacional e internacional. Segundo a Cognitive Market Research, o mercado global de moda sustentável está estimado em US$ 7,91 bilhões, com uma previsão de crescimento anual composto (CAGR) de 23,5% entre 2024 e 2031.
Empreendedoras lideram as marcas brasileiras no desfile de Milão
As marcas Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares destacam seu compromisso com a sustentabilidade e práticas que respeitam o meio ambiente, valorizam o trabalho artesanal e geram impacto social positivo. Todas são lideradas por mulheres empreendedoras que representam a força desse segmento no Brasil. De acordo com o Sebrae Nacional, mais de 65% das micro e pequenas empresas do setor têxtil e de vestuário são lideradas por mulheres, reforçando a relevância e o impacto social desse empreendedorismo na cadeia produtiva da moda sustentável.
Rafael Morais, diretor executivo da Brasil Eco Fashion, explicou: “As marcas escolhidas estão integradas ao nosso ecossistema e buscam expandir mercados internacionais. Elas representam a criatividade da moda brasileira, trazendo um apelo cultural único, como a coleção ‘Marajoara’, inspirada nos grafismos dos povos ancestrais que habitaram a Ilha de Marajó, e a ‘Calunga’, inspirada no Maracatu, uma manifestação cultural do Carnaval. Queremos destacar a força criativa e o impacto positivo que essas marcas geram, promovendo uma moda também culturalmente rica.”
Lilian Kaddissi, superintendente de projetos da Abit, enfatiza: “O Brasil, um polo de biodiversidade, traz para as passarelas italianas marcas que focam na sustentabilidade e na valorização da cultura local. Essa participação durante a Semana de Moda de Milão é muito importante para mostrar ao mundo o melhor que nosso país tem a oferecer em termos de design, criatividade e respeito ao meio ambiente.”
Saiba mais sobre as marcas que desfilaram em Milão
Natural Cotton Color: algodão orgânico da agricultura familiar
A marca utiliza algodão orgânico que já nasce colorido, eliminando a necessidade de tingimento e economizando até 87,5% de água. O algodão é cultivado por agricultores familiares e comunidades quilombolas, com contratos de compra garantida. A marca envolve mulheres rurais na produção artesanal, criando uma cadeia justa e sustentável.
Camila Machado: vestidos de festa com consciência ecológica
Camila Machado é uma artista têxtil que combina sua formação em Relações Internacionais, Fotografia, História da Arte e Antropologia com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de produtos sustentáveis.
Val Valadares: cultura amazônica com grafismos Marajoara
Val Valadares exalta a cultura amazônica por meio da criação de vestidos de festa, sempre respeitando o conceito de slow fashion. Na passarela em Milão, a marca apresentou a coleção Val Valadares & Cápsula Marajoara, inspirada nos grafismos dos povos ancestrais que habitaram a Ilha de Marajó há 12 mil anos.
Las Gringas: moda com tecidos biodegradáveis
Fundada por Annete Lima, a Las Gringas cria peças para quem ama moda e se preocupa com as gerações futuras, utilizando tecidos sustentáveis e biodegradáveis. A marca também doa parte de suas vendas para ONGs que cuidam do meio ambiente, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social.
Instagram das marcas:
- @natural_cotton_color
- @camilamachadoatelie
- @valvaladares_
- @lasgringasoficial
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 23,6 mil empresas instaladas por todo o território nacional, que empregam mais de 1,33 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 193,3 bilhões (dados de 2023). O Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro tem destaque no cenário mundial, sendo a quinta maior indústria têxtil do mundo.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1900 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Para participar do Texbrasil, a empresa deve contatar a nossa área de Relacionamento pelo e-mail projetos@abit.org.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.