Redes Santa Luzia ganha prêmio internacional de excelência do trabalho à mão

13/12/2018
Maísa Cartaxo, Primeira Dama do Município de João Pessoa, representando o Prefeito Luciano Cartaxo, discursa duranto ato de de entrega do Prêmio de Reconhecimento de Excelência Artesanal dos Países do Cone Sul e do ato de encerramento da Feira Internacional de Economia Criativa, realizada na Estação Cabo Branco de Ciência e Arte, João Pessoa, PB.
Maísa Cartaxo, Primeira Dama do Município de João Pessoa, representando o Prefeito Luciano Cartaxo, discursa duranto ato de de entrega do Prêmio de Reconhecimento de Excelência Artesanal dos Países do Cone Sul e do ato de encerramento da Feira Internacional de Economia Criativa, realizada na Estação Cabo Branco de Ciência e Arte, João Pessoa, PB.

No dia 23 de novembro, a empresa participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) —  Redes Santa Luzia recebeu o prêmio “Reconhecimento de Excelência Artesanal do Cone Sul”.

A honraria foi concedida pela entidade World Crafts Council (Conselho Mundial de Artesanato), que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), durante a I Feira Internacional de Economia Criativa de João Pessoa.

O prêmio é realizado a cada três ou quatro anos e o reconhecimento é dado por região do globo — este ano a América do Sul foi a reconhecida. Já os critérios não seguem condições de design de produto, mas de execução do trabalho artesanal, como qualidade técnica, inovação, vínculo cultural e produção com respeito ao meio ambiente. Também é levada em conta a possibilidade do produto ser comercializado internacionalmente.

Com foco na sustentabilidade, a rede de dormir da Santa Luzia premiada foi desenvolvida em algodão colorido orgânico da Paraíba. A pluma do algodão certificado já nasce com tons que vão do bege ao marrom, sem uso de aditivos ou corantes. O cultivo da matéria-prima é feito sem irrigação na região do semiárido em assentamento rural. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – Embrapa –, como não há tingimentos, o impacto na economia de água é de 87,5% na cadeia produtiva.  O contrato é de compra garantida para que os agricultores e suas famílias viabilizem a permanência no campo, mantendo assim suas tradições.

“Este reconhecimento significa muito para nós, artesãos”, comenta Armando Dantas, da Santa Luzia Redes e Decoração, que produz suas redes em teares manuais e mecânicos, com acabamentos artesanais.

Armando comenta que começou sua jornada de empreendedor como vendedor ambulante: “tenho carteira de artesão e muito orgulho da minha história, que gera empregos e ajuda no desenvolvimento da Economia Criativa em João Pessoa e na cidade de São Bento, na Paraíba”.

Hoje, a empresa exporta para mercados como Holanda, Suíça, Estados Unidos e Finlândia e tem estratégia de internacionalização que passa pelo investimento em feiras internacionais, como a Natural Products Expo West, voltada para o mercado ecológico, nos Estados Unidos.

 

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

 

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