Redes Santa Luzia ganha prêmio internacional de excelência do trabalho à mão
No dia 23 de novembro, a empresa participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) — Redes Santa Luzia recebeu o prêmio “Reconhecimento de Excelência Artesanal do Cone Sul”.
A honraria foi concedida pela entidade World Crafts Council (Conselho Mundial de Artesanato), que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), durante a I Feira Internacional de Economia Criativa de João Pessoa.
O prêmio é realizado a cada três ou quatro anos e o reconhecimento é dado por região do globo — este ano a América do Sul foi a reconhecida. Já os critérios não seguem condições de design de produto, mas de execução do trabalho artesanal, como qualidade técnica, inovação, vínculo cultural e produção com respeito ao meio ambiente. Também é levada em conta a possibilidade do produto ser comercializado internacionalmente.
Com foco na sustentabilidade, a rede de dormir da Santa Luzia premiada foi desenvolvida em algodão colorido orgânico da Paraíba. A pluma do algodão certificado já nasce com tons que vão do bege ao marrom, sem uso de aditivos ou corantes. O cultivo da matéria-prima é feito sem irrigação na região do semiárido em assentamento rural. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – Embrapa –, como não há tingimentos, o impacto na economia de água é de 87,5% na cadeia produtiva. O contrato é de compra garantida para que os agricultores e suas famílias viabilizem a permanência no campo, mantendo assim suas tradições.
“Este reconhecimento significa muito para nós, artesãos”, comenta Armando Dantas, da Santa Luzia Redes e Decoração, que produz suas redes em teares manuais e mecânicos, com acabamentos artesanais.
Armando comenta que começou sua jornada de empreendedor como vendedor ambulante: “tenho carteira de artesão e muito orgulho da minha história, que gera empregos e ajuda no desenvolvimento da Economia Criativa em João Pessoa e na cidade de São Bento, na Paraíba”.
Hoje, a empresa exporta para mercados como Holanda, Suíça, Estados Unidos e Finlândia e tem estratégia de internacionalização que passa pelo investimento em feiras internacionais, como a Natural Products Expo West, voltada para o mercado ecológico, nos Estados Unidos.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
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