Referendo na Catalunha compromete consumo de moda
O setor de moda manifesta as consequências negativas que o mercado espanhol tem vivido face a sua atual situação política. Devido à instabilidade causada pelo processo de independência da Catalunha, o consumo e o turismo vêm sofrendo uma queda significativa.
Neste último trimestre, a queda registrada no setor de turismo foi de 20%, fenômeno que já vinha acontecendo em razão dos atentados terroristas em Barcelona e Cambrils. Para se ter uma ideia, enquanto a Espanha registra queda, outros concorrentes ensolarados como Grécia, Egito e Turquia tiveram um aumento de 45% no turismo.
No setor da moda, lojistas se queixam dos estabelecimentos vazios. “Ouvi dizer que as embaixadas de alguns países têm prevenido seus cidadãos sobre o risco de viajar para Barcelona por causa dos atentados e das manifestações”, lamentou a diretora da boutique Maje du Paseo de Graciá, localizada em uma das ruas mais luxuosas de Barcelona. “Se os clientes ouvem um barulho de ambulância ou de polícia, começam a sussurrar. O medo os tem afugentado”, declarou uma vendedora.
Ainda que seja cedo para se falar em números exatos, análises indicam que a crise latente na Catalunha ecoará por toda Espanha, considerando que a região é responsável por 16% do PIB do país.
Fonte: Fashion United e Ksat
Inteligencia Competitiva