Reitora do Bunka Fashion College palestra em Blumenau

23/05/2014

Para dar continuidade ao trabalho de capacitação das empresas brasileiras do setor em inovação, o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil), trouxe ao país Sanae Kosugi, reitora da instituição de ensino japonesa Bunka Fashion College. E como parte da agenda de atividades da acadêmica, na última quinta-feira (23/05), Kosugi foi até Blumenau e ministrou uma palestra para o Comitê de Inovação do Programa no museu da Hering.

Durante duas horas, a professora mostrou aos participantes do evento como a moda japonesa influencia o mundo. “A visita é a continuação do projeto de inovação que estamos desenvolvendo desde a missão de benchmarking realizada na Ásia em fevereiro desse ano”, afirma Karine Liotino, gerente do núcleo de inovação e sustentabilidade do Texbrasil. Sanae iniciou a conversa pela contextualização da situação econômica do Japão. “Até 2012 a realidade do nosso país estava conturbada. O cenário não era favorável, o que dificultava todo o processo criativo,” explica.

A partir de 2013 a indústria da moda japonesa percebeu o potencial do setor e os profissionais e consumidores começaram a investir em peças que contam algum tipo de história. “Os japoneses passaram a olhar a moda como um conceito e a partir disso passaram a investir em peças que traduzem algum tipo de sentimento, independentemente do valor a ser pago,” comenta. “Desde pequenos aprendemos a nos sensibilizar com o belo e isso está diretamente ligado ao nosso DNA. Aquilo que é belo no atrai e nos satisfaz. Por isso quando buscamos uma peça que contenha algum tipo de registro histórico, a gente paga pelo valor que ela representa,” completa.

Para chegar ao produto final, uma peça de roupa passa por vários estudos tanto de público, como de referência e tendência. No Japão, os estilistas sofrem influência do mundo todo inclusive do Brasil. “As duas semanas de moda mais importantes do Brasil (São Paulo Fashion Week e Fashion Rio) são grandes influenciadoras e formadoras de opinião dos japoneses que consomem moda”, comenta a professora.

Entre uma explicação e outra a professora mostrou aos presentes as últimas tendências dos desfiles do Japão. “Crochê, couro, pele e animal print sempre serão as grandes inspirações”. As peças voltadas ao mercado de luxo também tem conquistado cada vez mais espaço entre os asiáticos “Os modelos exclusivos das peças e a busca por acessórios, joias e chapéus que combinem com o visual também são destaques”, conclui a professora. Ao final do bate-papo, mostrou alguns desfiles de moda de estilistas da Bunka Fashion College e apresentou peças e produtos tecnológicos como, por exemplo, um lenço de limpar óculos desenvolvido com um tecido inteligente que, ao ser amassado, volta ao seu formato original de um origami.

O Bunka Fashion College completou noventa anos em 2013. Iniciou como uma escola de corte e costura, e atualmente acompanha e apoia o setor têxtil e de confecção no Japão, seguindo a evolução do segmento. A universidade tem oito mil alunos matriculados. Desses, 15% são alunos internacionais do Brasil, Austrália, Peru, Espanha, Itália, Rússia, e outros. Em 2010, foi classificada como a terceira melhor escola de moda do mundo, e a primeira das particulares.

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