Relatório de moda divulgado pelo Pinterest aponta as principais tendências globais
No final de agosto, a plataforma de tendências Pinterest lançou um relatório de moda global com um resultado interessante, que pode ajudar as marcas brasileiras do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em suas estratégias de exportação. O relatório aponta os itens que os usuários do Pinterest mais buscaram no último ano, traçando um verdadeiro mapa mundial de estilo e tendências.
Hoje, os murais virtuais criados por usuários do Pinterest reúnem mais de 602 milhões de pastas sobre moda, e, nestas, encontram-se cerca de 21 bilhões de ideias de looks, acessórios e tendências. De acordo com os insights do material divulgado, os itens mais procurados pelos brasileiros foram as calças flare (ou como eram conhecidas os anos 70, boca-de-sino) e o tecido veludo cotelê, mais popular quando aplicado a jardineiras e saias.
Para Lilian Kaddissi, gerente executiva do Texbrasil, a pesquisa pode ser uma ferramenta interessante. “Essas informações são valiosas principalmente para as marcas que pensam em adequar suas coleções para atender mercados externos. Ela aponta o que as pessoas mais desejam quando falamos de moda, tecidos e acessórios em diferentes mercados”, explica.
Abaixo a relação dos termos mais procurados no Pinterest, separados por mercados-alvos do Programa:
Estados Unidos
Vestido smock: os vestidinhos soltos e cheios de babados, parecido com os modelos usados por mulheres judias ortodoxas, cresceram mais de 102% no último ano e estão muito populares nos EUA.
Saltos blocos: esse salto robusto caminha a passos largos à frente de outros estilos, como agulha ou gatinho (+333%).
França:
Vestidos transpassados: as francesas estão encantadas com esses vestidos de modelagem que valoriza a feminilidade, as buscas cresceram 262%
Macacões: práticos, elegantes e com 58% de aumento nas buscas, os macacões aparecem agora com estampas florais e modelagem ampla.
Japão:
Pantalonas: no Japão, as pessoas estão dizendo dando tchau às calças skinny e aumentando seu interesse pelas pantalonas em 60%.
Rasteirinhas: estilosas e confortáveis, as rasteirinhas cresceram em 645% e são um verdadeiro curinga para as japonesas.
México:
Vestido camisetão: A camiseta/vestido ou vestido/camiseta teve 500% de aumento nas buscas.
Tênis femininos: vão muito bem com jeans ou vestidos (+76%).
Argentina:
Jaquetas de couro: uma boa época para tirar do armário esse clássico que nunca sai de moda. As jaquetas de couro estão super em alta no momento na Argentina: cresceram em 553%.
Macaquinhos: a versão curta do macacão está em alta no país irmão.
Reino Unido:
Vestidos de botão: os ingleses têm a influência da realeza com seus looks sóbrios e elegantes como os vestidos de botão (+96%).
Faixas de cabelo: depois da volta das chuquinhas, inspiradas nos anos 80 e renomeadas de scrunchies, chegou a vez das faixas de cabelo voltarem. Suas buscas cresceram em 157%.
Para acessar o relatório na íntegra clique no link.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).