Santa Catarina Moda e Cultura surpreende jornalistas internacionais

03/12/2013

No último dia 30, uma dupla de jornalistas internacionais acompanhou as exposições dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelo projeto SCMC – Santa Catarina Moda e Cultura, composto por um grupo de 21 empresas do Estado que procura estimular o desenvolvimento da produção de moda e o design local.  Samantha Aldenton, do bureau de tendências WGSN- EUA, e Victoria Lescano, colunista do jornal argentino Página 12 foram as convidadas do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira) para conhecer de perto toda a riqueza cultural catarinense.

O evento que contou com moda, música, arte e gastronomia, revelou o resultado das pesquisas deste ano, onde alunos, professores e colaboradores das empresas associadas ao SCMC fizeram, em grupo, uma cartografia de personagens-ícones do estado, atuantes em diversas áreas para mostrar o que significa viver em Santa Catarina. Cada time trabalhou no desenvolvimento de uma coleção de 10 itens que expressavam a essência do lifestyle do seu personagem.

Pela primeira vez no Brasil, Samantha Aldenton se encantou com a proposta do evento que abrangia vários elementos de moda, arte e cultura. “Fiquei surpresa com a criatividade e inovação do formato do evento que, além da moda e da indústria, mostra também a união de vários setores para construir a imagem de Santa Catarina”, completa.

As formadoras de opinião ainda visitaram fábricas têxteis durante a estadia no Estado. Hering, Karsten e Dudalina receberam as jornalistas que aproveitaram para conhecer um pouco sobre o cenário industrial do país. “Tivemos a oportunidade de conhecer a fundo a integração entre a indústria e a moda de Santa Catarina. É muito interessante perceber como uma indústria consolidada ecoa na cultura local”,  observou Victoria Lescano.

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