Sarau produz moda inclusiva e sustentável
A Sarau surgiu no cerrado goiano em 2019, com a proposta de criar peças de roupas nas quais as pessoas se sintam confortáveis, independentemente de gênero ou tamanho. O propósito da marca é construir, junto de seus colaboradores, condições para que o uso de uma roupa seja democrático e consciente, contando com modelagens inclusivas, processos e tecidos sustentáveis, além de tecnologias, como proteção solar nas peças. As roupas da marca são dupla face, com costuras embutidas e diversas possibilidades de amarrações, permitindo diferentes modos de uso.
Atualmente a empresa está iniciando o processo de internacionalização, por isso aderiu ao Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).
Entre os diferenciais da marca estão, no âmbito da sustentabilidade social, produtos que atendem a diferentes corpos, valorizando a diversidade, com numerações do 34 ao 58, apresentando isso visualmente em suas comunicações. Além disso, a empresa valoriza o fortalecimento dos negócios locais e o apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
“A empresa tem sido procurada, de forma orgânica, para exportação. O design dos produtos e os valores associados à sustentabilidade e representatividade são bem-vindos no exterior e tiveram boa aceitação, principalmente no mercado europeu”, explica Renata Prado, diretora comercial da Sarau. Ela comenta ainda que a empresa tem interesse em participar das feiras internacionais e dos demais serviços de promoção comercial, como marketplaces, missões e mentorias do Texbrasil.
No que tange à sustentabilidade ambiental, a Sarau não usa nenhum tipo de material plástico na composição dos produtos. As malhas são produzidas com tecido tecnológico, cuja fibra utilizada é uma poliamida biodegradável. As peças da linha casual são de tecido plano, feitas de fibras naturais, como algodão e linho – todos certificados –, ou de viscose certificada, feita com madeira de reflorestamento. “A Sarau conta com os selos Oeko Tex e EcoVero. Também somos parceiras Sou de algodão e Eu Reciclo”, completa Renata.
A empresa produz de duas a três coleções por ano, sendo uma delas cápsula. A Sarau possui e-commerce e uma loja física localizada em Goiânia, na Avenida 85, número 420, Setor Sul.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
abit, texbrasil apexbrasil