Segundo dia da Casa de Criadores recebe jornalista internacional

29/10/2014

O segundo dia da 36ª edição da Casa de Criadores começou com os desfiles dos estilistas participantes do Projeto Lab, incubadora de novos talentos e porta de entrada para a semana de moda. Diego Fávaro foi o primeiro a apresentar sua coleção, chamada Oxigênio, com peças recortadas em círculos e estética futurista – visível também nos sapatos das modelos. Gefferson Vila Nova trouxe uma coleção com tecidos brilhantes, lurex e estampas de tricô, reunidas sob o tema Trópicos Marciais. Raphael Debei se inspirou no episódio brasileiro da corrida pelo ouro em 1980 e no traje utilizado pelos mineiros no maior garimpo a céu aberto da história. A paleta de cores, que ia dos tons terrosos até o vermelho e verde, conversava com os detalhes dourados das mãos dos modelos.

O desfile dos estilistas da Casa de Criadores começou logo em seguida. Martins Paulo reuniu referências como tempestades, modelagens estruturadas, recortes estratégicos  e esportes para criar sua coleção com mais de 20 looks. A Gralias, das estilistas Julia Guglielmetti e Grazi Cavalcanti, moldou a coleção pensando no tema Acumuladores, estética visível nos volumes sobrepostos de peças de lãs texturizadas combinadas com peças fluídas de chiffon. Felipe Fanaia foi o penúltimo a desfilar uma coleção divertida, marcada pelas referências aos anos 80, pelo uso de cores vivas e até a aplicação de Gummy Bear no lugar de botões. Arnaldo Ventura foi responsável por encerrar o segundo dia do evento, com um desfile inspirado pelos trajes militares e uso de apenas duas cores: vermelho e azul marinho.

Janeth Charris, diretora e produtora de televisão colombiana veio a convite do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil). “Achei a proposta da Casa, que é divulgar novos talentos, muito interessante, porém acho que o evento precisa de mais divulgação! Sobre os desfiles, vi ideias chamativas, bons cortes e uma boa mistura de materiais”. Ela destaca o desfile de Arnaldo Ventura e algumas peças da coleção da Gralias.

Casa de Criadores, Gralias, Janeth Charris, São Paulo