Semana da Apex-Brasil une renomados nomes da moda e do design

22/10/2012

A abertura oficial da semana Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) acontece hoje na IV Bienal Brasileira de Design, em Belo Horizonte. Como parte da programação, até o dia 24, a capital mineira recebe um simpósio de design e moda, trazendo representantes de importantes marcas e instituições de ensino internacionais. Além de apoiar a Agência na organização do evento, o Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira) também promoveu a vinda de três jornalistas e cinco compradores internacionais.

A palestra magna da semana será realizada hoje por Pascale Mussard, representante da marca Hermés e do Instituto Francês de Moda. Amanhã a programação inclui Yogo Takashi, da Universidade Bunka Gakuen (Japão), enquanto Sass Brown, do Fashion Institute of Technology (EUA), e Arturo Dell’Acqua Bellavitis, do Politecnico di Milano (Itália), farão suas apresentações no último dia (24).  Entre os objetivos do evento, está o de apresentar novidades da economia criativa global aos profissionais brasileiros, com foco no tema do “novo luxo”.

O grupo de jornalistas inclui Nio Tatewaki, das revistas nipônicas Pen MagazineAxisinc e Bijutsu; Barbara Lorca, da publicação chilena Paula, e a francesa Anne France Berthelo, da Ideat. Haverá ainda cinco compradores: Kazuya Tatsutomi, da loja de acessórios e objetos Muji (Japão); Jose Luiz Pereira Braz e Valeska Meeder Molina, da Chile-Brasil Design; Kerri Sengstaken, da norte-americana Style West, e Frédéric- René Lourau, da multimarcas francesa Le Bon Marché. Os convidados participarão de rodadas de negócios e conhecerão marcas nacionais focadas em seus mercados de interesse.

A IV Bienal Brasileira de Design vai até o dia 31 de outubro. O evento é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), organizada pelo Governo de Minas Gerais e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

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